PREFEITOS ELEITOS DISCUTIRÃO GESTÃO PÚBLICA EM BRASÍLIA


Brasília 247 – Em dezembro, os prefeitos eleitos nas eleições de 2012 deverão comparecer a Brasília para discutir a gestão pública. O evento "Gestores Municipais construindo um novo Brasil", organizado pela Frente Parlamentar Mista para o Fortalecimento da Gestão Pública do Congresso Nacional, pretende ser uma oportunidade para incentivar a integração, inovação e criatividade entre os administradores municipais na busca compartilhada de soluções locais para a superação dos desafios nacionais.
Uma reunião entre o deputado federal Luiz Pitiman (PMDB-DF) e o presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), João Coser, oficializou nesta terça-feira 16 a parceria na realização do evento, marcado para os dias 12 e 13 de dezembro. Na ocasião, serão abordados temas relevantes quanto à integração do município com os programas e ações do governo federal,  como legislação  básica  para  os  gestores  públicos, orientação quanto  ao planejamento e  gestão  do município, financiamento público e prestação de contas, relação com o parlamento e lideranças partidárias e recomendações especiais para os primeiros 100 dias de governo.

"O evento é uma maneira de aperfeiçoar os debates sobre a gestão pública a nível municipal, trazendo lá da ponta as dificuldades enfrentadas no dia-a-dia", ressalta Pitiman. O parlamentar lembra que a reinvenção da gestão pública ainda é muito incipiente nos mais de 5.500 municípios brasileiros. "Boa parte dos impostos arrecadados é gasta no âmbito dos estados e municípios, onde nem sempre, até hoje, foi dada a devida atenção no que diz respeito à preparação de mão de obra disponível. Um grande desafio da Frente é estimular as administrações estaduais e municipais a adotarem práticas mais modernas e eficientes de gestão", disse.
Eficiência
O parlamentar defende a contratação de gestores públicos de carreira pelas prefeituras e pelas câmaras municipais. Segundo o parlamentar, esses profissionais garantirão a continuidade dos projetos de longo prazo nos municípios, independentemente do prefeito que estiver governando. "É fundamental investirmos na profissionalização do gestor público para que ele não se sinta inseguro com a mudança de prefeito ou de presidente da Câmara, nem que seja demitido ou perseguido por uma situação política", afirma.
Com assessoria do deputado Luiz Pitiman

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO UNBLOCK

Nota de Esclarecimento

Nota à Imprensa