PE Investe no Girassol Como Biodiesel
Juliana Sampaio
Folha-PE
Pernambuco está investindo na cultura do girassol de olho nas potencialidades da flor para a produção de biodiesel, combustível fabricado a partir de fontes renováveis e que se caracteriza por ser menos poluente que o diesel tradicional. As pesquisas de produção estão sendo realizadas pelo Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), no município de Serra Talhada, no Sertão do Pajeú.
De acordo com o coordenador do programa de girassol e chefe da Estação Experimental do IPA em Serra Talhada, Ivan Oliveira, já foram testados cerca de 80 materiais de girassol para saber qual espécie melhor se adapta às condições climáticas da região do Semi-árido pernambucano, visto que as tentativas com a mamona não foram satisfatórias. Naturalmente, o girassol tem maior tolerância à seca, ao frio e ao calor, quando comparado à maioria dos cultivares brasileiros.
“Os trabalhos foram iniciados em 2008 e já temos quatro tipos de sementes adaptadas, que ultrapassam a produção de três mil quilos de grão por hectare”, revela Oliveira. Segundo o coordenador, as sementes adaptadas são das espécies Néon, Zenit, Agrobel e Aguará 6. O IPA tem convênio com a Petrobras para esta produção, que é realizada por 1,2 mil agricultores familiares, através do Programa Nacional de Produção de Uso do Biodiesel (PNPB).
O custo de produção do girassol é semelhante ao da mamona, cerca de R$ 1 mil por hectare. “A diferença está no tempo: enquanto a mamona leva 270 dias para produzir, o girassol só precisa de, no máximo, 100 dias”, diz. Segundo os cálculos de Oliveira, para cada mil quilos de sementes são produzidos 500 quilos de óleo. “Com apenas cinco quilos de sementes plantamos um hectare”, conclui.
Saiba mais
A planta do girassol é aproveitada 100%. Isso porque o grão pode ser utilizado para a fabricação de óleo; a torta para alimentação de bovinos; e, ainda, se pode aproveitar a parte aérea como forragem para os animais. A cultura ainda favorece a apicultura, pois, como sua flor é muito vistosa, atrai grande quantidade de abelhas. Para se ter uma ideia, é possível produzir de 30 a 40 quilos de mel por hectare de girassol plantado.

Comentários
Postar um comentário