Mulher Dá à Luz aos 60 Anos

SÃO PAULO (AE) - Ao menos três mulheres com mais de 60 anos deram à luz no País no último ano, depois de serem submetidas a procedimentos de reprodução assistida. Não há uma legislação que imponha um limite máximo para uma mulher gerar um filho no Brasil e nem há consenso entre os médicos. O caso mais recente é de um casal de Santos, Antônia, de 61 anos, e José César, que tem 58. Eles são casados há 25 anos e, na última quarta-feira, ela deu à luz um casal de gêmeos: Sofia e Roberto. Os bebês nasceram aos sete meses de gestação e estão internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) porque precisam de acompanhamento especializado. Sofia e Roberto respiram naturalmente, sem aparelhos.

Há dez anos, o casal havia tentado engravidar por meio de reprodução assistida, mas não conseguiu e decidiu congelar os embriões. Nesse período, Antônia e José entraram na fila de adoção, mas tiveram o pedido recusado por conta das idades avançadas. Foi a partir daí que eles resolveram tentar a fertilização in vitro de novo. E deu certo.

José conta que procurou uma clínica em Santos, mas o médico não quis assumir o caso. Ele decidiu então buscar um especialista em São Paulo, e o procedimento foi feito pelos irmãos Vicente e Soraya Abdelmassih. “Eles (os bebês) são duas riquezas. São lindos”, disse o pai. Os médicos não quiseram dar entrevista.

A resolução do Conselho Fe­deral de Medicina sobre reprodução assistida não impõe uma idade máxima para a mulher realizar fertilização in vitro. A restrição é sobre o número de embriões. 

Mulheres com 40 anos, ou mais, podem ter implantados até quatro embriões. “Temos que ter muita cautela nesses casos. Não é toda mulher dessa idade que pode engravidar”, diz o especialista em reprodução humana, Julio Voget. Segundo ele, a gravidez nessa idade envolve mais riscos de doenças como diabetes gestacional e hipertensão. Para a criança, há risco de retardo do crescimento intrauterino e de parto prematuro, alertou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO UNBLOCK

Nota de Esclarecimento

Nota à Imprensa