Governo Apresenta Simulador Que Será Obrigatório em Autoescolas


Naiara Infante Bertão
Veja
Dilma em simulador de direção no Salão do Automóvel 2012
Dilma testa simulador de direção no Salão do Automóvel (Roberto Stuckert Filho/PR)
O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, e o ex-piloto de Formula-1, Emerson Fittipaldi, testaram o novo simulador de direção instalado no estande do Ministério das Cidades no 27º Salão do Internacional do Automóvel de São Paulo, nesta quarta-feira. O ministro participou da cerimônia de abertura do Salão, que também contou com a presença da presidente Dilma Rousseff
O aparelho passará a ser obrigatório nas aulas preparatórias dos motoristas nas autoescolas a partir de 2012, conforme decisão do Conselho Nacional do Trânsito (Contran). O simulador será usado para treinar condutores para as habilitações de categoria A, ou seja, que se restringem a automóveis.

O equipamento está exposto no estante do Ministério e aberto a testes de visitantes do evento a partir desta quarta-feira. Nele, os usuários poderão simular corridas em vias públicas. A obrigatoriedade da nova etapa nos testes preparatórios será regulamentada na próxima reunião do Contran, marcada para o dia 31 de outubro.
Após analisar o estudo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que apontou que o simulador aumenta da autoconfiança do condutor, o Denatran publicou a Portaria 808/2012. A portaria estabelece os requisitos mínimos para a homologação do equipamento, tais como a instalação em sala exclusiva, com área de, no mínimo, 15 metros quadrados por máquina. As salas também precisão ter isolamento acústico e estarem equipadas com meios de apoio ao instrutor (mesa, cadeira e monitor para a supervisão).
O ministro se reunirá ainda nesta tarde com os diretores da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) para discutir a utilização dos simuladores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO UNBLOCK

Nota de Esclarecimento

Nota à Imprensa