Governo Apresenta Simulador Que Será Obrigatório em Autoescolas
Naiara Infante Bertão
Veja
Dilma testa simulador de direção no Salão do Automóvel (Roberto Stuckert Filho/PR)
O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, e o ex-piloto de Formula-1, Emerson Fittipaldi, testaram o novo simulador de direção instalado no estande do Ministério das Cidades no 27º Salão do Internacional do Automóvel de São Paulo, nesta quarta-feira. O ministro participou da cerimônia de abertura do Salão, que também contou com a presença da presidente Dilma Rousseff
O aparelho passará a ser obrigatório nas aulas preparatórias dos motoristas nas autoescolas a partir de 2012, conforme decisão do Conselho Nacional do Trânsito (Contran). O simulador será usado para treinar condutores para as habilitações de categoria A, ou seja, que se restringem a automóveis.
O equipamento está exposto no estante do Ministério e aberto a testes de visitantes do evento a partir desta quarta-feira. Nele, os usuários poderão simular corridas em vias públicas. A obrigatoriedade da nova etapa nos testes preparatórios será regulamentada na próxima reunião do Contran, marcada para o dia 31 de outubro.
Após analisar o estudo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que apontou que o simulador aumenta da autoconfiança do condutor, o Denatran publicou a Portaria 808/2012. A portaria estabelece os requisitos mínimos para a homologação do equipamento, tais como a instalação em sala exclusiva, com área de, no mínimo, 15 metros quadrados por máquina. As salas também precisão ter isolamento acústico e estarem equipadas com meios de apoio ao instrutor (mesa, cadeira e monitor para a supervisão).
O ministro se reunirá ainda nesta tarde com os diretores da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) para discutir a utilização dos simuladores.
Comentários
Postar um comentário