Escritor Pernambucano Recebe Mais Importante Prêmio da Literatura Brasileira
MIRTHYANI BEZERRA, da Folha de Pernambuco
O jurista pernambucano e escritor José Paulo Cavalcanti Filho foi agraciado, nesta quinta-feira (18), com o Prêmio Jabuti, premiação mais importante da literatura brasileira. Com o livro "Fernando Pessoa - uma quase biografia", que trata da vida do escritor português, conquistou a categoria biografia e ainda concorre, no dia 28 de novembro, juntamente com os outros premiados ao título de Melhor do Ano. A publicação de 736 páginas foi lançada no ano passado e já está na sua sétima edição, com mais de 50 mil exemplares vendidos. Ela também já foi lançada em Portugal - está na quarta edição neste país - e até dezembro deste ano estará nas prateleiras das livrarias de Jesuralém, em Israel. Já há lançamentos previstos para outros países em 2013.
Antes de ganhar o Jabuti, José Paulo Cavalcanti Filho já havia recebido outros prêmios pela publicação: Melhor Biografia, no Prêmio Brasília de Literatura, promovido pela 1ª Bienal do Livro, que aconteceu no primeiro semestre deste ano; e Livro do Ano, pela Academia Brasileira de Letras, no mês passado. "O que tem de diferente nesse livro é que ele fala do homem, estuda o homem Fernando Pessoa. O escritor português aparece nas páginas em carne e osso, com suas angústias, seus anseios, suas esperanças. O livro aborda o cotidiano do autor, onde não há vilões nem heróis", afirmou o jurista e escritor.
José Paulo Cavalcanti Filho contou que levou 10 anos para conseguir finalizar a obra. "Foram necessários dez anos, trabalhando quatro horas por dia, para que o livro ficasse pronto. Ele é resultado de muitas pesquisas, inclusive de inúmeras idas à Portugal, onde contei com o apoio de um jornalista e um historiador", disse. Para falar sobre o seu o sentimento em receber o prêmio mais importante da literatura nacional, Cavalcanti disse que a melhor definição sobre o prêmio é a dada por Fernando Pessoa em relação ao mito. "O mito é o nada que é tudo. Esse prêmio é isso, é um nada que é ao mesmo tempo tudo", disse.
Prêmio - Essa foi a 54ª edição do Prêmio Jabuti, que premiou escritores em 24 categorias distintas. Lançada em 1959, pela gestão de Diaulas Riedel a frente da Câmara Brasileira do Livro, a premiação já homenageou nomes como Jorge Amado, Chico Buarque, Ferreira Gullar, entre muitos outros.

Comentários
Postar um comentário