Cartões de Crédito: Os Vilões da Inadimplência
O número dos endividados com renda familiar mensal menor que um salário mínimo também cresceu
Damares Romão
Leia Já
O uso sem controle dos cartões de crédito continua contribuindo para a inadimplência dos recifenses, segundo pesquisa realizada pela Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) Recife, no último mês de setembro. O levantamento apontou que as pendências dessa natureza apresentaram, na comparação anual, um aumento de 13,1 pontos percentuais (p.p.).
Conforme o levantamento, o número dos endividados com renda familiar mensal menor que um salário mínimo também cresceu. Levando em consideração os dados do mês de setembro de 2011, o aumento ficou em 13,7 p.p. Comparando com a pesquisa realizada em abril deste ano o crescimento foi de 9,2 p.p., em apenas 4 meses.
Segundo 33% dos entrevistados pela pesquisa, a justificativa para a inadimplência é o desemprego. Em relação ao gênero, os homens se mantiveram como os mais inadimplentes, atingindo o percentual de 56,5%. A CDL também registrou um crescimento da parcela que pretende quitar os débitos em até 60 dias, passando de 60% em setembro de 2011, para 73% em setembro deste ano.Para a CDL, o resultado pode ser decorrente das facilidades de acesso ao crédito oferecidas pelo mercado. A pesquisa também calculou a faixa etária dos endividados, tendo verificado um crescimento do número de consumidores com menos de 20 anos entre os negativados. Outro destaque no quesito idade é a permanência dos inadimplentes na faixa entre 21 e 40 anos, como maioria, pois somados correspondem a 59% da população endividada.
Por fim, o levantamento apontou uma percepção positiva da população em relação à economia. Questionados sobre a situação financeira em relação ao ano passado, 76% dos entrevistados afirmaram que estão em melhor situação. Em janeiro do próximo ano será divulgado o balanço final de 2012, juntamente com o resultado da última pesquisa do ano, que será realizada em dezembro.
*Com informações da assessoria.

Comentários
Postar um comentário