Caixa Cultural Abre as Portas Para o Recife

Rodrigo Almeida
Folha-PE

Diante da presença de personalidades locais de diferentes áreas e ao lado do Prefeito da Cidade, João da Costa, e do Governador do Estado de Pernambuco, Eduardo Campos, o presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda, inaugurou, ontem à noite, a Caixa Cultural Recife, localizada no Marco Zero. O evento coincidiu com a abertura da exposição “Segredos”, assinada pelo artista plástico goiano Siron Franco e que conta com curadoria da pesquisadora Cláudia Ahimsa. A solenidade teve ainda uma breve apresentação da Orquestra Criança Cidadã, composta por meninos da comunidade do Coque, que executaram sucessos como “My Way”, de Frank Sinatra, e “Por uma cabeça”, de Carlos Gardel. 

Tanto o prefeito como o governador ressaltaram a importância do novo equipamento cultural, o primeiro complementando que até o final do ano inauguraria o Paço do Frevo na Praça do Arsenal. Eduardo, por sua vez, enfatizou que a nova construção “resgata um belíssimo patrimônio e se agrega aos outros espaços do Bairro do Recife, lugar com cerca de 700 empresas, que se renova economicamente e culturalmente”. Hereda expressou sua felicidade: “esse espaço é um presente de agradecimento à Cidade e gostaria de acrescentar na placa, o nome de Maria Fernanda, pernambucana e ex-presidente da Caixa, que foi quem decidiu que aqui existiria um centro cultural”.

O prédio foi construído no início do século XX e abrigou o Banco de Londres até o final da década de 1970, sendo comprado em seguida pela Bolsa de Valores da Paraíba e de Pernambuco. Desde 2006, no entanto, foi adquirido pela Caixa Econômica, mas a reforma só teve início há cerca de dois anos, mantendo uma especial preocupação no enlace entre desenvolvimento e restauração da arquitetura original. O local contará com salas de exposições, cine teatro e cafeteria. 

O evento foi prestigiado por Henrique Barbosa e José Américo Lopes, respectivamente Editor Geral e Diretor Comercial e Industrial desta Folha de Pernambuco; por Margot Monteiro, Diretora do Museu do Estado de Pernambuco, por artistas como Abelardo da Hora, Rinaldo Silva, Ronaldo Ploeg e Carlos Pragana. Também marcaram presença a nova Secretária de Cultura do Recife, Simone Figueiredo, o novo Presidente da Fundação de Cultura, André Brasileiro, o Superintendente do Iphan, Fred Almeida, e a Secretária de Cultura de Olinda, Márcia Souto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO UNBLOCK

Nota de Esclarecimento

Nota à Imprensa