Brasil Forma Mais de Um Milhão de Universitários em Um Ano Pela 1º Vez
Gioconda BrasilBrasília, DF
Jornal da Globo
Jornal da Globo
Pela primeira vez na história, o Brasil formou mais de um milhão de universitários em um ano. O número está no Censo da educação superior de 2011, divulgado nesta terça-feira (16).
Eles são milhares e lotam cada vez mais o campus das universidades. No ano passado, o país registrou 6,7 milhões matrículas em instituições de ensino superior. Um crescimento de quase 6% em relação a 2010.
O censo também mostra que as matrículas nas universidades federais vêm crescendo mais do que na rede privada de ensino e os cursos nas áreas tecnológicas, como engenharia, foram os mais procurados. Um aumento de quase 12%.
O estudante Felipe Kyuji está no começo do curso de administração na Universidade deBrasília. A estudante Maria Paula Camargo está prestes a se formar em direito numa faculdade paga. Realidades diferentes e objetivos semelhantes: diploma na mão e uma vida profissional bem sucedida. “Eu pretendo, se Deus quiser, chegar à magistratura”. “Quero me tornar um empresário”, fala Felipe.
Quase 15% das matrículas, em 2011, foram feitas em cursos de longa distância. Num país de dimensões continentais, eles resolvem a vida de muita gente que precisa de um diploma, mas está longe das salas de aula. O dado é visto com cautela pelo governo. “O ensino à distância não pode crescer rápido demais porque o risco é a gente perder a qualidade”, afirma o ministro da Educação, Aloizio Mercadante.
No ano passado, menos de 9% dos estudantes negros entre 18 e 24 anos frequentavam ou já tinham concluído o ensino superior no país. As oportunidades estão aumentando, mas para a estudante Débora de Carvalho, ainda de forma muito sutil. “Sempre. Desde pequeninha já era a única da sala. Agora tem mais gente comigo, mas sempre fui a minoria”.
Comentários
Postar um comentário