Livro Traz Dicas Para Estudantes da Graduação

Renatta Gorga
Folha-PE

O normal para a maioria dos alunos de graduação é passar pelos períodos do curso, encontrar um estágio, ganhar a bolsa estipulada pela empresa e, então, formar-se na profissão desejada.

Ou, pelo menos, a que foi mais fácil de se passar no Vestibular, seja em uma faculdade paga ou não. É essa acomodação com as coisas em torno de si mesmo que o psicólogo e empreendedor Marcos Rodrigues deseja quebrar entre os jovens. A ideia de ir além e encontrar (e, por que não, criar) novas opções para se­rem utilizadas é o foco. Para is­so, Rodrigues resolveu expan­dir os horizontes dos gradu­andos e lançou o livro “Papo de Universitário - 10 lições práticas para você desenvolver status e capital ainda na graduação”. A obra está disponível apenas em versão digital e, de acordo com o autor, objetiva evitar que a “galera universitária”, co­mo define Marcos, não cometa os mesmos erros que o psicólogo cometeu, ao escolher a graduação de Ciências da Computação e, só depois, perceber que o futuro o aguardava na área de psicologia. “Os erros mais comuns são a falta de planejamento de carreira; não pensar a área de graduação multidisciplinarmente; e não ter um planejamento criativo. Então, trago dez lições no livro para mostrar que, quanto mais cedo você tiver noção de que as coisas acontecem enquanto você ainda é universitário, será melhor”, explica Rodrigues.

Entre os conselhos presentes no Papo de Universitário, Marcos considera um como “importantíssimo”. “Todo estudante deve ter o hábito de criar o próprio dever de casa. Você tem que ter um hobby ou um passatempo e que você possa fazer dinheiro com isso”, afirmou. O empreendedor, então, exemplifica esse “dever de casa” com os alunos da UFPE, que passaram mais de 100 dias ausentes da graduação, por causa da greve dos professores. “Muita gente ficou esperando as aulas voltarem e não fez nada. Outros universitários, não. Fizeram o dever de casa e encontraram uma atividade complementar, no horário que seria ocupado pelas aulas. E isso pode ser uma aula de dança, de pintura, ou qualquer atividade que te dê prazer. A partir de então, essa atividade vai se tornar um estímulo para te ajudar a pensar criativamente”.

Ainda dentro das dez lições ensinadas por Marcos, está o fator investimento. Isto é, aperfeiçoar as qualidades e gerenciar os pontos negativos. “Esse é o perfil do empreendedor de carreira, que observa no que ele é bom e se aprofunda nesse talento. É aí que entra o planejamento de carreira, para que você verifique as competências que precisam ser melhoradas”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO UNBLOCK

Nota de Esclarecimento

Nota à Imprensa