Camila Lindoso
Folha-PE
Quase o dobro de pessoas que precisavam de um transplante de órgão em Pernambuco foram beneficiadas no primeiro quadrimestre de 2012. Essa é a informação divulgada pelo Ministério da Saúde, que contabilizou, entre janeiro e abril deste ano, 481 transplantes em todo o Estado, registrando 213 procedimentos a mais do que em 2011 - ano passado houve 268 procedimentos.
Além disso, Pernambuco teve um aumento de 79% no número de transplantes realizados no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
Além do número de transplantes, o Estado apresentou 11,8 doadores por milhão de população (PMP), número que, no ano passado, foi de sete PMP. Entretanto, segundo a coordenadora da Central de Transplantes de Pernambuco, Noemy Gomes, esse número sobe para 14 no balanço do órgão no primeiro semestre. “Isso é um resultado positivo de um esforço coletivo. É a resposta de políticas voltadas para estimular a conscientização dos profissionais de saúde dentro dos hospitais, para que haja mais notificações de morte encefálica, além do conscientização da própria sociedade”, disse.