Jumariana Oliveira
Folha-PE
Diante da polarização entre os candidatos Humberto Costa (PT) e Mendonça Filho (DEM), a segunda pesquisa de intenções de voto Folha/TV Globo/ Ibope simulou um cenário onde os dois postulantes poderiam disputar o segundo turno. Nessa simulação, o candidato petista ganharia a eleição, já que ele aparece com 45% da preferência do eleitorado, ante os 35% alcançados por Mendonça. Dentre os entrevistados, 15% declararam que, na hipótese desse cenário, votaria nulo ou em branco. Apenas 5% ainda não souberam ou não quiseram responder.
Os maiores eleitores de Humberto Costa é o público feminino (46%), aqueles com a faixa etária de 16 a 24 anos (56%), os que estudaram até o ensino médio (48%) e os eleitores que têm renda familiar entre um e dois salários mínimos (49%).
Já os maiores eleitores de Mendonça Filho são de sexo feminino (35%), com mais de 50 anos (37%), com a escolaridade até a 4º série do ensino fundamental (41%) e aqueles que possuem uma renda familiar de até um salário mínimo (40%).
No cenário da pesquisa estimulada, em que aparecem todos os candidatos, Humberto Costa apareceu com 35%, cinco pontos percentuais a menos que a sondagem anterior, enquanto Mendonça Filho permaneceu com os mesmo 20% da última simulação. Na primeira avaliação Folha/TV Globo/ Ibope, os percentuais dos dois adversários diferenciavam em 20%, o que foi reduzido nesta pesquisa, já que o petista teve uma queda nas intenções de voto.