Trecho do Rio Goaina é Dragado

Assoreado, o Canal Baldo do Rio, um dos braços do Rio Goiana, está sendo dragado em Goiana, município da Mata Norte do estado. O trabalho, orçada em R$ 2,35 milhões, já retirou 21 mil metros cúbicos de lama e lixo, devendo atingir 36.140 metros cúbicos até o final da obra em setembro.

“De tudo que tiramos do canal, cerca de 20% são lixo”, disse a coordenadora da dragagem, a engenheira Rose Santos. Grande parte do lixo recolhido do Baldo do Rio é de móveis, eletrodomésticos, garrafas e sacolas plásticas, vidros, brinquedos e pneus.

Com o serviço, o governo do estado pretende baixar o nível do rio e reduzir o risco de enchentes nas comunidades próximas ao canal. Uma cheia atingiu, no ano passado, dezenas de casas em Goiana. A maioria dos imóveis estava nas comunidades de Baldo do Rio e Curtume.

O desempregado Manoel Masceno Filho, 53 anos, foi uma das vítimas. “A água chegou a mais de meio metro dentro de minha casa”, relembra. Quando a água baixou, o imóvel ficou coberto de lama e lixo.

O trabalho começou a ser feito no mês passado por duas dragas. Por dia, elas retiram resíduos suficientes para encher, no mínimo, 80 caçambas. O objetivo, ao fim dos serviços, é que o nível do rio fique até seis metros mais baixo.

A limpeza, que tem à frente a Secretaria da Casa Militar, está sendo executada em um trecho de 1,7 mil metros do Baldo do Rio. 

DIARIODEPERNAMBUCO.COM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO UNBLOCK

Nota de Esclarecimento

Nota à Imprensa