Transnordestina Recupera Áreas Degradadas

Raphael Coutinho _PE247 – A Transnordestina Logística S.A. e a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) devem firmar nos próximos dias três Termos de Compromisso (TCs), com o objetivo de recuperar áreas degradadas próximas à obra. Os termos garantem a execução de Planos de Recuperação de Área Degradada (PRAD), que tem o objetivo cuidar de áreas destinadas à exploração de recursos minerais, como o saibro. Ao todo serão incluídas 10 jazidas, que correspondem a uma área de quase 76 hectares.

Os termos exigem que o plantio ocorra por tempo indeterminado, até o perfeito estabelecimento da vegetação, com aprovação da própria Agência. Relatórios semestrais também deverão ser apresentados durante os três primeiros anos de execução dos PRADs, com multa de R$ 30 mil em caso de descumprimentos dos TCs. Em relação às licenças ambientais, cabe à CPRH emitir permissões apenas dentro do território pernambucano, já que a obra engloba outros Estados.

A licença ambiental do empreendimento foi concedida pelo Instituto de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Já a CPRH fica responsável por licenciar as intervenções que venham a ocorrer fora da faixa de domínio, relativas aos canteiros de obras, extração mineral ou de supressão de vegetação, se necessário.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO UNBLOCK

Nota de Esclarecimento

Nota à Imprensa