Polícia Frustra Tentativa de Resgate

Foto:Diego Nigro
Ivson Menezes
Folha-PE

Alguns moradores do bairro do Cordeiro, na Zona Oeste do Recife, passaram por momentos de tensão, susto e medo na tarde de ontem. Uma Kombi do Centro de Formação de Internação Provisória (Cenip) da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) foi interceptada por três pessoas armadas numa tentativa de regaste dos re-educandos que estavam dentro do veículo.

O carro tinha acabado de sair da unidade, localizada no Bongi, quando parou no semáforo do cruzamento entre a avenida General San Martin e a rua Gomes Taborda. Neste momento, um casal se aproximou da porta dos passageiros e outro homem, utilizando-se de um revólver, ameaçou o motorista. Dentro do automóvel estavam cinco internos algemados e três agentes socioeducativos. Eles estavam sendo levados para uma audiência no Centro Integrado da Criança e do Adolescente, na Boa Vista.

“Eu estava na porta quando a ação começou. Eles chegaram já anunciando que estavam fazendo um resgate e mandaram dois jovens específicos saírem junto com as chaves das algemas. Os outros três, apesar da oportunidade, não quiseram fugir. Foi a primeira vez que passei por isso, mas o tempo todo me mantive tranquilo”, revelou o socioeducador Amaro Gomes, que há 14 anos trabalha na Funase. Já o motorista Aitan Bezerra, 50, não pôde dizer o mesmo. “É a segunda vez que acontece comigo. Da outra vez ainda consegui desviar, indo direto para a delegacia. Mas, desta vez, até a chave da Kombi levaram”, contou. Nenhum objeto pessoal foi levado.

A fuga dos dois internos foi impedida instantes depois que eles foram retirados do veículos. Uma viatura da Radiopatrulha, da Polícia Militar, estava passando pelo local quando percebeu a movimentação estranha. “A dupla assaltou uma moto, mas ela não funcionou e aí foram pegos. O casal fugiu para um lado da via e o terceiro suspeito para o outro”, explicou o tenente do 12º BPM, Erivelto Moura. Ainda segundo o oficial, os suspeitos devem ser adolescentes também. Este último que fugiu sozinho correu para as ruas próximas tentando se esconder nas casas do bairro, mas foi encontrado.

“Um policial chegou dizendo que tinha um rapaz escondido no meu telhado. Fui para a frente de casa quando escutei o barulho das telhas caindo na sala. Foi um grande susto porque nem dentro de casa a gente tem mais segurança. E ainda tem o prejuízo”, questionou a dona de casa Maria do Socorro, 54. Antes de cair dentro da casa dela, o suspeito passou ainda por outras duas residências vizinhas. Numa delas, ele caiu dentro de um quarto, mas conseguiu sair. “Estava dormindo na sala quando escutei as telhas sendo quebradas. Ele mesmo conseguiu pular de volta para o telhado”, disse Roberta Maria.

Viaturas da polícia realizaram rondas para tentar capturar os outros envolvidos na tentativa do resgate, mas eles não foram encontrados. Os dois re-educandos que tentaram fugir e o terceiro jovem detido foram encaminhados para a Gerência de Polícia da Criança e do Adolescente (GPCA). Os outros três que permaneceram dentro do veículo e não quiseram fugir foram levados de volta para o Cenip.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO UNBLOCK

Nota de Esclarecimento

Nota à Imprensa