Ministra do TSE em Pernambuco

Ainda sem data marcada, a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cármen Lúcia, irá visitar o Tribunal Regional Eleitoral em Pernambuco nos próximos dias. Na reunião que terá com o presidente Ricardo Paes Barreto, a ministra irá ratificar que o órgão está preparado para julgar os processos de cassação de candidaturas de fichas sujas até as eleições de outubro, algo que vem ressaltando por onde passa.

Primeira mulher a presidir o Tribunal, ela já percorreu pelo menos 13 TREs no Brasil, que vêm se preparando para julgar os inúmeros pedidos de impugnação de candidaturas . Nesses encontros, Carmén Lúcia tem reunido juízes eleitorais, membros da corte e chefes de cartório para tratar do pleito. A ministra reconhece as dificuldades de efetivar as leis, mas elogia a Ficha Limpa por representar um modo no qual o Legislativo “torna regra” uma cobrança do povo brasileiro, cansando de tanta corrupção.

Levantamento feito pelo TSE mostra que mais de 500 mil candidatos se registraram em todo o País para o pleito 2012, o primeiro em que prevalecerá a Lei. Em Pernambuco, o TCE remeteu ao TRE uma lista com 1.392 nomes de gestores estaduais e municipais, que tiveram contas rejeitadas. Promotores eleitorais correm contra o relógio para garantir que a Ficha Limpa não se suje ao entrar na lista de leis inaplicáveis. 

Blog da Folha

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO UNBLOCK

Nota de Esclarecimento

Nota à Imprensa