Lula Vai Tirar Fotos Com Petistas

Manoel Guimarães
Folha-PE
Após seu retorno de um período de férias, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) começa a entrar na campanha do Recife. Na próxima segunda-feira, ele fará uma sessão de fotos com o candidato do partido à Prefeitura do Recife, Humberto Costa, e seu vice, João Paulo, que irão a São Paulo. Na ocasião, também estarão os deputados estaduais Sérgio Leite e Odacy Amorim, candidatos às prefeituras de Paulista e Petrolina, respectivamente.
Curiosamente, todos os participantes do encontro concorrem em cidades onde PT e PSB se enfrentam nas eleições deste ano. Humberto disputa contra o socialista Geraldo Julio, no Recife, enquanto Leite concorre com o vereador Júnior Matuto, e Amorim mede forças com o deputado federal Fernando Filho.
Tais confrontos, sobretudo o da Capital, tendem a colocar em xeque as relações entre as siglas nacionalmente. Principalmente porque, caso seu partido vença no Recife, o governador Eduardo Campos, presidente do PSB, ganharia uma projeção nacional ainda maior, e se consolidaria como opção para o Palácio do Planalto, já em 2014. Isso seria uma ameaça para o PT, que pretende bancar a reeleição da presidente Dilma Rousseff, embora o nome de Lula, antecessor e padrinho político da gestora, esteja longe de ser descartado para uma nova disputa nacional.
Diante disso, a cúpula petista começa a se mexer. Presidente nacional do PT, Rui Falcão confirmou que Lula será inserido aos poucos por conta de seu estado de saúde, fruto do tratamento contra um câncer na laringe. “Naturalmente, teremos de fazer uma escala de prioridades mais reduzida, pensando em gravações para TV ou a própria presença de Lula, porque ele não poderá estar presente em todos os lugares”, declarou Falcão. Segundo o dirigente, a participação efetiva do cardeal petista na campanha só será definida após o dia 6 de agosto, quando Lula fará um check-up.
Comentários
Postar um comentário