Betinho Chega a 45% no Cabo

Com um universo de candidatos pequeno, apenas três, o Cabo de Santo Agostinho apresenta uma concentração das intenções de votos em dois postulantes: o deputado estadual Betinho Gomes (PSDB), que está na frente com a preferência de 45%, e Vado da Farmácia (PSB), que aparece com 35% das intenções dos eleitores na pesquisa estimulada. O terceiro candidato no município é o radialista Ely José, o Batata (PSOL), que ficou com 3%. Os números são da pesquisa quantitativa do Instituto Exatta, realizada entre os dias 4 e 5 de julho e divulgada com exclusividade pela Folha de Pernambuco. O levantamento ouviu 400 pessoas com idade acima de 16 anos. A margem de erro é de 4,9 pontos percentuais.

Os novos dados mostram que os dois principais candidatos cresceram em relação à última pesquisa, realizada no final de janeiro e publicada pela Folha de Pernambuco no início de fevereiro. Todavia, o crescimento mais expressivo foi do socialista, que saiu de 20% para os atuais 35% das intenções de votos. Contudo, o cenário político hoje é completamente diferente do que havia no início do ano, quando nomes como Edna Gomes (PSD), Gessé Valério (PSB) e Fernando Ferro (PT) apareciam nas pesquisas. O candidato do PSOL permaneceu com o mesmo índice do primeiro levantamento.

Apesar de, em números absolutos, Betinho Gomes estar em primeiro lugar na pesquisa, alguns cenários do levantamento da Exatta mostram que muita coisa pode mudar e que ainda é muito difícil prever um resultado. Depois de questionados sobre quem seria o seu candidato, os eleitores entrevistados foram indagados se existia alguma possibilidade de mudança em suas intenções de voto. Foi exatamente com esse dado que a pesquisa demonstrou a pouca consistência do atual cenário.

Dos 181 pesquisados que haviam externado a intenção de votar no tucano, 67% revelaram que a decisão era definitiva, mas 33% dos eleitores de Betinho, afirmaram que ainda podem mudar a opção. Com relação a Vado, 81% dos seus 138 eleitores pesquisados, afirmaram que não mudam de opinião, enquanto 19% consideram que existe essa possibilidade. Já dos 11 eleitores de Batata, 45% se disseram fieis ao psolista e 55% admitiram que poderiam mudar.

Ainda dentro desse quadro, das 39 pessoas que responderam que não votariam em nenhum dos candidatos postos (9%), 26% revelaram que ainda podiam mudar de opinião. Já entre os 31 entrevistados que não souberam ou não opinaram sobre candidato (8%), 71% demonstraram que poderão ainda se definir por alguém.

Os eleitores que afirmaram que podiam mudar o voto também foram questionados sobre para quem eles mudariam e dos 59 eleitores de Betinho Gomes com possibilidade de mudar, 34% migrariam para Vado da Farmácia, 17% para Batata e 49% não souberam ou não opinaram. Já entre os 26 do socialista que ainda não bateram o martelo definitivo, 19% ficariam com o tucano, 4% iriam para Batata e 77% não souberam ou não opinaram.

De acordo com o diretor de Pesquisa da Exatta, João Matos, se forem retirados os eleitores que ainda não estão totalmente certos sobre em quem vão votar, Betinho Gomes fica com cerca 30% das intenções de votos e Vado da Farmácia com aproximadamente 28%, assim reduzindo a diferença entre eles. “Esses candidatos vão ter que fazer pesquisas qualitativas para descobrir o que está faltando para que esses que ainda podem mudar o voto se definam. É aí que essa eleição vai ser decidida. Ganhará quem tiver o melhor marqueteiro”, avaliou Matos. 

Amanda Seabra
Folha-PE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO UNBLOCK

Nota de Esclarecimento

Nota à Imprensa