A Estrada Como Ponto Turístico
| Cartão postal: a ponte do Paiva reúne coqueiros, Mata Atlântica, rio e oceano na mesma paisagem. Foto: Rota dos Coqueiros/Divulgação |
Os 110 quilômetros de extensão do litoral sul de Pernambuco atraem milhares de turistas na alta estação. Da icônica Porto de Galinhas, passando pela sossegada Praia dos Carneiros, até a movimentada Serrambi, o visitante (e o próprio pernambucano) pode variar seu destino final, dependendo do propósito da viagem. Desde junho de 2010, o acesso a essas e outras praias mudou. Além da BR-101 Sul, o motorista tem a opção de cruzar os bairros de Barra de Jangada, em Jaboatão dos Guararapes, e Itapuama, já no Cabo de Santo Agostinho, por uma ponte e uma via diferenciadas.
A Ponte Arquiteto Wilson Campos Júnior não chama a atenção só para si. Ela faz com que o passante direcione o olhar tanto para os coqueiros à beira-mar quanto para a vegetação de Mata Atlântica às margens do Rio Jaboatão, que desemboca no oceano. "Um dos pré-requisitos para a criação do projeto da ponte do Paiva foi torná-la um ponto turístico. A ideia era conceber uma representação estética atrativa junto às belas praias do litoral sul pernambucano", conta Luis Américo Gaudenzi, arquiteto carioca responsável pela obra.

Comentários
Postar um comentário