Um homem sem medo. Esta era a alcunha de João Alves Jobin Saldanha, o João Saldanha, renomado jornalista esportivo e técnico de futebol que, se ainda fosse vivo, completaria 95 anos neste domingo.
Saldanha comandou o Botafogo na década de 50. No clube carioca, conseguiu o título estadual de 1957. João ainda comandaria a seleção brasileira durante as eliminatórias para a Copa do Mundo de 70. O time convocado por Saldanha ficou conhecido como as "Feras do Saldanha". O apelido deveu-se a uma declaração de João afirmando que só convocaria feras como Pelé, Tostão e Jairzinho.
Com as feras em campo, o Brasil fez uma eliminatória praticamente sem erros. Foram seis jogos e seis vitórias.
Apesar das vitórias, problemas internos tiraram Saldanha do comando. Quem comandaria a seleção no tricampeonato da Copa de 70 seria Zagallo. Saldanha apenas assistiu ao show de Pelé e companhia no México.
Como jornalista, João Saldanha destacou pelas suas críticas. Adepto do partido comunista do Brasil, ele ainda sofreu durante a ditadura militar.
Saldanha morreu de forma rápida em Roma, em 1990, onde foi cobrir naquele ano a Copa do Mundo para a extinta Rede Manchete. Até hoje não se sabe a razão. Fontes mais seguras dizem que Saldanha morreu de um enfisema pulmonar, devido ao vício tabagista.
Blog do Torcedor