PMDB e PSB. Aliança à Vista em Pernambuco?
Leonardo Lucena_PE247 – O presidente do PMDB no Recife, Gustavo Negromonte, creditou a possível aliança do partido com o PSB nestas eleições municipais ao estreitamento na relação entre o ex-governador do Estado e atual senador, Jarbas Vasconcelos (PMDB), e o presidente do partido socialista, Eduardo Campos, atual chefe do executivo estadual.
“A possibilidade de uma aliança do PMDB com o PSB só pode acontecer a partir dessa reaproximação, porque Jarbas é a nossa maior força política no Estado”, afirmou o presidente do PMDB estadual, Gustavo Negromonte. No entanto, o dirigente deixou claro que nãoexiste nada fechado em definitivo.
Vale lembrar que em 2010, quando Jarbas tentou ser governador novamente, Eduardo Campos foi durante criticado e acusado de “cooptar” prefeitos da oposição. Isso porque, naquele ano, cerca de 15 gestores municipais apoiaram Campos, o que na avaliação do ex-governador não podia ser interpretado como adesão, mas sim como “cooptação”.
Com um processo de instabilidade na Frente Popular, já que não há total oficialização da candidatura do ex-secretário de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Júlio, indicado por Eduardo Campos (PSB), as indefinições da base governista acabaram se refletindo na oposição formada pelo bloco Mesa da Unidade (MDU) – PSDB, PPS, PMDB e DEM -, algo não esperado no início do ano. Esta indefinição e a reaproximação dos dois caciques políticos é que estariam levando o PMDB a uma possível revisão da sua posição. Apesar disto, o dirigente peemedebsita não descarta a permanência do partido junto ao bloco de oposição ao governador Eduardo Campos.
O que explica as discussões para que a oposição, com quatro pré-candidatos atualmente, reveja suas estratégias, diminuindo o número de candidatos, é a necessidade de agregar mais votos no pleito municipal. ”Quanto menos candidatos tivermos, melhor. Eu, particularmente, acho que o ideal seria apenas uma, porém duas ainda é aceitável, é o limite”, disse.
No momento, pela ordem, os nomes mais cotados da MDU para concorrer ao pleito são o do deputado federal Mendonça Filho (DEM) e o estadual Daniel Coelho (PSDB).
.jpg)
Comentários
Postar um comentário