Petistas podem perder vereadores

O processo de isolamento da candidatura do senador Humberto Costa (PT) à Prefeitura do Recife tende a prejudicar a bancada do partido na Câmara de Vereadores. Um especialista em matemática eleitoral garante que, se o partido não coligar com alguém “urgentemente“, a tendência é que eleja, “no máximo”, três parlamentares. 

Isso confirmaria uma tendência de queda das bancadas do PT, visto que em 2004, na reeleição do ex-prefeito João Paulo, a legenda elegeu oito vereadores e, quatro anos depois, esse número caiu para cinco. Como o quociente eleitoral da eleição é estimado em 22 mil votos, a matemática tende a ser um elemento de mais dificuldade para a sigla.

“O PT está sozinho. Se lançar um candidato a prefeito do Recife, vai sacrificar sua bancada. Elegerá no máximo três vereadores. É uma questão matemática. Se os seis vereadores de mandato do partido tiverem sete mil votos cada, o que é uma previsão otimista, seriam 42 mil votos para o cálculo, o que daria para fazer dois vereadores. O partido não vai ter calda dos outros. Mesmo com o voto de legenda, na melhor das possibilidades, se faria três, contando com as sobras. Moral da história: a melhor opção para o PT realmente é repensar e indicar a vice do PSB”, analisa a fonte, que pediu reserva.

A atual bancada petista é formada pelos vereadores Múcio Magalhães, Jurandir Liberal, Josenildo Sinésio, Luiz Eustáquio, Osmar Ricardo e Jairo Britto. Apenas os dois últimos defenderam a reeleição do prefeito João da Costa no processo das prévias do PT, enquanto os quatro primeiros apoiaram o secretário estadual de Governo, Maurício Rands, e hoje estão do lado do senador Humberto Costa, indicado como candidato pela executiva nacional do partido. Nos bastidores, comenta-se que o prefeito, preterido na disputa - embora ainda aguarde o julgamento de um recurso por parte do diretório nacional -, não facilitará a vida dos quatro que não ficaram do seu lado, apoiando, além de Osmar e Jairo Britto, outros nomes, como os ex-secretários Eduardo Granja e Henrique Leite. Em 2013, a Câmara do Recife terá 39 representantes. 

Folha-PE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO UNBLOCK

Nota de Esclarecimento

Nota à Imprensa