Os Sinais que o PT Não Percebeu


Era 16 de maio de 2011 e mais de 365 dias se passaram. Em entrevista ao repórter Ed Wanderley, do Diario de Pernambuco, o governador Eduardo Campos deu os primeiros sinais de que o PSB poderia ter uma candidatura própria na eleição deste ano. O PT não viu ou fez de conta que não sabia, bem ao estilo Lula. As consequências, no entanto, ficaram visíveis, agora, com a legenda socialista pronta para disputar a Prefeitura do Recife com o nome do ex-secretário Geraldo Júlio.

Há mais de um ano, ao falar com a reportagem no Palácio do Campo das Princesas, o governador falou com desenvoltura sobre o apoio do PSB à presidente Dilma Rousseff e sua relação de lealdade com o ex-presidente Lula. Mas, ao ser questionado sobre o Recife e a possibilidade de o PSB lançar candidato em virtude dos índices de rejeição do prefeito João da Costa (PT), o governador (antes de responder) deu um sorriso alto, soltando a cabeça para trás e desconversou. "Não podemos antecipar o debate. A gente tem que cuidar da aliança como estamos fazendo, com lealdade e fraternidade e tratando com bastante zelo, para que ela perdure por muito tempo", concluiu, já em tom solene, naquele longínquo mês de maio.



Desde aquela época, já era visível a dificuldade de o socialista apoiar João da Costa, mas o prefeito nunca admitiu, nem tão pouco o governador, ao menos claramente. Em dezembro do ano passado, o Diario mais uma vez deu com exclusividade, na coluna Diário Político, da jornalista Marisa Gibson, a transferência de título de eleitor do ministro Fernando Bezerra Coelho para o Recife, bem com sua pretensão de disputar a prefeitura da capital pelo PSB. Cerca de dois meses depois, o ministrou saiu da rodada, feito mágica, mas o PSB não desistiu da intenção de concorrer em raia própria.

O presidente nacional do PT, Rui Falcão, conversou com a reportagem longamente e garantiu que Eduardo iria apoiar o candidato da legenda petista, seja ele qual fosse, mesmo depois de um desgastante processo de prévias. Porém, como já apontavam os sinais que nunca foram assimilados, o PSB agora tem discurso oficial. Seu candidato a prefeito é o ex-secretário Geraldo Júlio e ele não vem sozinho contra o senador Humberto Costa (PT). Tem o apoio dos principais partidos da aliança governista, a exemplo do PTB, PV e PSC. Confira os vídeos, o antes e o depois nas palavras de Eduardo Campos. 

DIARIODEPERNAMBUCO.COM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO UNBLOCK

Nota de Esclarecimento

Nota à Imprensa