O Nome é Geraldo Júlio com o PCdoB na Vice

Se conseguir passar por Lula, convencendo-o de que é mais vantajoso para a Frente Popular o lançamento de duas candidatura a prefeito, em vez de apenas uma, o governador Eduardo Campos fará o anúncio de sua chapa na próxima semana. Ele será encabeçada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Júlio, com um representante do PCdoB na vaga de vice. Esta chapa receberia o apoio, de imediato, de 80% dos partidos que dão sustentação ao governo estadual.

Por que Geraldinho seria o candidato e não um dos “secretários políticos” como Danilo Cabral, Tadeu Alencar ou Sileno Guedes? É simples de explicar. Uma pesquisa qualitativa feita no Recife por encomenda do PSB indica que a maioria da população deseja eleger um prefeito que seja identificado com o governo estadual. E ninguém melhor para desempenhar esse papel do que Geraldo Júlio, um dos responsáveis pelo processo de desenvolvimento em que o Estado ora se encontra. 

Ele está para Eduardo Campos assim como Antonio Anastásia esteve para Aécio Neves e Dilma Rousseff para o presidente Lula. Anastasia era professor universitário quando foi chamado por Aécio para ser seu secretário do planejamento, em Minas. Virou vice-governador em 2006 e governador em 2010 sem nunca ter sido, sequer, candidato a vereador. O mesmo aconteceu com Dilma quando Lula a ungiu em 2010 como candidata a sua sucessão. Essa fórmula será testada pelo PSB, no Recife.

Vice 1 - Na avaliação do PSB, o nome do PCdoB que cairia como uma luva na vaga de vice de Geraldo Júlio seria o da deputada Luciana Santos, que tem garra, experiência administrativa e já passou pelo batismo das urnas. Mas ela está impedida por ter domicílio eleitoral em Olinda.

Vice 2 - Peemedebistas avaliam que Raul Henry (PMDB), em sendo convidado, aceitaria ser o vice de Geraldo Júlio (PSB) em nome de um “projeto para o Estado”. Essa tese, po­rém, não tem aderência no PSB porque as feridas abertas em 2006 e em 2010 ainda não foram cicatrizadas.

Inaldo Sampaio

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO UNBLOCK

Nota de Esclarecimento

Nota à Imprensa