Jardim Botânico do Recife Recebe Certificação do Ministério do Meio Ambiente

O Jardim Botânico do Recife (JBR) recebeu o certificado de registro do Sistema Nacional de Jardins Botânicos do Ministério do Meio Ambiente, na categoria “C”. Recife é a segunda cidade do Nordeste a adquirir o registro. A primeira foi Salvador. Dos 47 jardins botânicos espalhados pelo Brasil, apenas 17 têm o registro. Destes, só os estados do Rio de Janeiro e de São Paulo têm a categoria “A”. 

Para adquirir o reconhecimento, os espaços precisam atender a três eixos básicos: manter conservação de plantas nativas e de extinção; desenvolver atividades com foco na educação ambiental e realizar pesquisas e projetos voltados para conservação da biodiversidade. De acordo com Maurício Guerra, diretor de políticas Ambientais da Secretaria de Meio Ambiente, o Jardim Botânico do Recife é um grande produtor de mudas para oito bairros da capital pernambucana. Já Dácio Matheus, presidente da Comissão Nacional de Registro de Jardins Botânicos, acrescenta que o JBR contribui para a conservação do bioma e de atividades ambientais.
A capital pernambucana foi a primeira cidade das Américas a ter uma coleção de plantas vivas, ainda no período holandês. O jardim ficava no entorno da atual sede do Palácio do Governo de Pernambuco, no centro da cidade.

DIARIODEPERNAMBUCO.COM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO UNBLOCK

Nota de Esclarecimento

Nota à Imprensa