Hospital Pedro II Passa a Atuar com Capacidade Plena

JC Online
Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Às vésperas de comemorar 52 anos de fundação, o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) inaugura, esta quarta (13), o novo centro cirúrgico. Situada no 2º andar do Hospital Pedro II, prédio centenário construído em 1861 que já foi considerado centro de excelência de medicina no Nordeste, a unidade de saúde passa a atuar com capacidade plena. Com a ampliação, a meta é que os transplantes feitos na instituição dupliquem nos próximos anos. Em 2011, quase 200 transplantes de rim, fígado e córnea foram feitos no Imip. Até maio deste ano, o hospital já realizou 106 procedimentos.

Em comemoração ao aniversário, a instituição também preparou uma semana de atividades para atender a população. As ações incluem prestação de serviços médicos, como captação de sangue, aferição de pressão arterial e glicemia, além de testes para detectar hepatite C.

A nova unidade abrigará enfermarias de cardiologia masculina e feminina, além de bloco cirúrgico e UTI para operações cardíacas e transplantes. Segundo o superintendente geral do Imip, Gilliat Falbo, a inauguração do novo espaço torna o hospital um dos principais centros de transplantes do Nordeste. “O segundo andar será dedicado, apenas, aos transplantes. Nossa meta é realizar 500 procedimentos nos próximos anos”, afirmou. “O Pedro II voltará a funcionar plenamente depois de três décadas”, acrescenta Falbo.

Depois de passar por uma reforma que durou três anos e meio, o Pedro II foi reaberto em 2010. Além da restauração do projeto original do prédio, considerado patrimônio de Pernambuco, a construção foi entregue com instalações modernas e equipamentos de última geração. O hospital teve seu projeto elaborado pelo arquiteto José Mamede Alves Ferreira, no fim do século 19. Segundo o responsável pelo acompanhamento dos processos e técnicas de restauração, Jorge Passos, a construção do Pedro II seguiu padrões do estilo arquitetônico neoclássico e possui ornamentações formadas por arcadas romanas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO UNBLOCK

Nota de Esclarecimento

Nota à Imprensa