Governos Europeus Anunciam Boicote na Eurocopa

Antônio Assis
0
O governo do Reino Unido anunciou, nesta quinta-feira (7), que nenhuma autoridade do país vai acompanhar os jogos da seleção da Inglaterra na Eurocopa 2012. A decisão dos britânicos se soma a um boicote iniciado no mês passado pela chanceler alemã Angela Merkel e autoridades da Comissão Europeia para pressionar a Ucrânia, um dos países-sede do campeonato.

O boicote não vai afetar o andamento do campeonato, mas deve irritar o governo ucraniano. Os países europeus criticam a Ucrânia pela prisão da ex-primeira-ministra Yulia Tymoshenko em outubro do ano passado. Segundo o jornal britânico The Guardian, o governo do Reino Unido chamou a condenação de Tymoshenko de “justiça seletiva”.Um porta-voz do Ministério de Relações Exteriores disse: “o governo apoia completamento a participação da Inglaterra na Eurocopa 2012. Nós desejamos sucesso para a seleção da Inglaterra, para os torcedores e para a população da Polônia e Ucrânia”. No entanto, ele adicionou: “Mas nenhum ministro estará presente aos jogos da fase de grupos da Euro 2012. Nós estamos revendo nossa presença nos jogos porque os ministros estão com agendas cheias para preparação dos Jogos Olímpicos, e porque há uma preocupação generalizada com a justiça seletiva e o Estado de direito na Ucrânia”.

Yulia Tymoshenko é uma das líderes da Revolução Laranja, que em 2004 evitou a posse de Viktor Yanukovych após uma eleição considerada fraudulenta. Ela foi duas vezes primeira-ministra do país (em 2005 e entre 2007 e 2010) e, em 2010, perdeu a eleição presidencial para o próprio Yanukovych, desta vez vencedor de forma limpa. No governo de Yanukovych, uma comissão parlamentar liderada por seu partido investigou o mandato de Tymoshenko e acusou a ex-premiê de abuso de poder ao firmar um contrato de fornecimento de energia com a russa Gazprom que teria causado prejuízos de US$ 200 milhões à Ucrânia. Em um julgamento classificado como meramente político pelos governos da União Europeia, uma corte local condenou Tymoshenko a sete anos de prisão.

Yanukovych poderia soltar Tymoshenko com um perdão formal, mas mesmo após forte pressão da União Europeia, se recusou. Em abril, Tymoshenko chegou a fazer uma greve de fome, e sua filha disse que ela estava sofrendo agressões de policiais na prisão. Os governos europeus afirmam que o regime de Yanukovych está se tornando mais autoritário, e o caso trouxe embarasso para a Uefa, que expandiu o torneio para o leste europeu.

O governo da Ucrânia reagiu à pressão da União Europeia. O ministério de Relações Exteriores classificou o boicote iniciado por Angela Merkel como fruto de um pensamento da época da guerra fria, e autoridades disseram que os países ocidentais deveriam parar de se intrometer em assuntos internos ucranianos.

Foto: Efrem Lukatsky/AP
Bruno Calixto
Época

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)