Dia D Contra a Polio Começa em Olinda
Acontece amanhã o dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. Em Pernambuco, a mobilização será aberta às 8h no Posto de Saúde da Família (PSF) da Ilha do Maruim, localizado na 1ª Travessa Santa Tereza, na Ilha do Maruim, em Olinda, pelo secretário estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira.
Toda criança menor de cinco anos deve tomar as duas gotas, mesmo que tenha participado de campanhas passadas. A campanha segue até o dia seis de julho. Em 2011, Pernambuco foi o estado que mais vacinou na primeira etapa da Campanha obtendo um percentual de 104,31% do público total. Neste ano, com a mudança para apenas um período de vacinação, o Estado quer repetir o feito e imunizar, pelo menos, 95% das 696.028 crianças com menos de 5 anos, como preconizado pelo Ministério da Saúde (MS).
As vacinas contra a poliomielite não possuem contra-indicação e são raras as reações adversas. Elas estão disponíveis em mais de 10 mil pontos do estado, entre unidades básicas de saúde, hospitais e postos volantes. As crianças não imunizadas podem desenvolver a doença, que tem como seu principal agravamento a flacidez muscular em pelo menos um dos membros inferiores.
No Brasil, o público prioritário é pouco mais de 14 milhões de crianças menores de cinco anos de idade. A partir desde ano, a mobilização será feita em apenas uma etapa. Em agosto, será feita uma atualização de todo calendário vacinal das crianças menores de 5 anos, com a introdução de novos compostos.
De acordo com a coordenadora do Programa Estadual de Imunização, Ana Catarina de Melo, este ano foram registrados casos de poliomielite na Nigéria e no Afeganistão e no ano passado foram mais de 600 registros no mundo todo, o que mostra que o vírus está circulando e que é preciso manter o Brasil longe do problema de saúde que pode prejudicar o crescimento saudável das crianças.
DIARIODEPRNAMBUCO.COM

Comentários
Postar um comentário