Assembleia Homenageia Deputados Cassados na Ditadura Militar

A Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco realizou na noite de hoje (20) uma solenidade para homenagear os deputados estaduais cassados entre os anos de 1964 e 1970, durante a vigência da Ditadura Militar no Brasil. No evento, estiveram presentes políticos de vários partidos, além de familiares e amigos dos ex-deputados. Dos 25 parlamentares homenageados, dez já estão falecidos e foram representados por parentes. 

Na solenidade, idealizada pelo deputado estadual Waldermar Borges (PSB), cujo pai também foi um dos agraciados, foram restituídos, simbolicamente, os diplomas parlamentares confiscados pelos militares. A entrega de novos diplomas foi o modo encontrado pela Casa para “devolver” o mandato interrompido na época. 

Em seu discurso, Waldermar Borges fez uma explanação acerca do Regime Militar, relembrando acontecimentos mais importantes do período para depois elogiar a redemocratização e se solidarizar com os deputados cassados. “O êxito de uma caminhada depende da firmeza com que se dê o primeiro passo. É isso que pensamos ter feito hoje ao devolver simbolicamente aos seus devido donos os mandatos populares que lhes foram usurpados pela força do arbítrio e da intolerância” disse

Para Eneida Ribeiro, filha do deputado cassado já falecido, Elias Libânio, a solenidade serviu para pagar uma dívida aos deputados daquele período. “Foi uma surpresa bastante agradável. Estamos honrados, mas sabemos que isto era uma dívida com todos os deputados foram cassados sem direito a defesa. Meu pai foi um dos injustiçados e esta homenagem é uma honra que lhe foi tirada na época”, afirmou.

O ex-deputado Egídio Ferreira Lima, que representou todos os deputados cassados, se emocionou ao falar sobre a Assembleia e relembrou o início de sua atividade política. “Aqui dei meus primeiros passos como parlamentar. Aqui conheci a riqueza da atividade política tão combatida por muitos, embora, somente quem não sente sua grandeza são aqueles que não tem perspectiva do presente”, discursou. 

DIARIODEPERNAMBUCO.COM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO UNBLOCK

Nota de Esclarecimento

Nota à Imprensa