Folha de São Paulo
O australiano Mark Webber, da Red Bull, fez história no GP de Mônaco, na manhã deste domingo. Ele conquistou a primeira vitória na temporada e a oitava na carreira. Com isso ajudou a registrar um novo recorde no Mundial de F-1. Pela primeira vez em 63 edições seis pilotos diferentes venceram as seis primeiras provas.
Jenson Button, Fernando Alonso, Nico Rosberg, Sebastian Vettel e Pastor Maldonado venceram antes. Assim, o Mundial de pilotos segue embolado. Alonso lidera com 76 pontos, seguido por Vettel e Webber (ambos com 73). Hamilton tem 63 e Rosberg, 59.
última vitória de Webber foi no GP do Brasil, no ano passado, quando foi beneficiado pelo trabalho de equipe com o alemão Vettel. Em Mônaco, ele teve vitória tranquila. Largou na pole position beneficiado pela punição imposta a Michael Schumacher e liderou praticamente de ponta a ponta.
A segunda posição ficou com Rosberg, da Mercedes, seguido por Alonso, da Ferrari. Vettel ficou com o quarto posto, em uma prova que se destacou pela estratégia. Largou em nono com pneus macios. Adiou o máximo que pode a parada nos boxes e assim conseguiu figurar entre os candidatos ao pódio.
Já a dupla da McLaren não teve motivos para comemorar em Mônaco. Lewis Hamilton foi o quinto (havia largado em terceiro) e Button foi o 16º --terceira prova sem pontuar.
Felipe Massa, da Ferrari, disputou a melhor prova da temporada e conseguiu também o melhor resultado. Foi o sexto, somando mais oito pontos (tem dez, no total).
Bruno Senna, da Williams, foi o décimo e pontuou pela terceira vez --tem 15 pontos.
Schumacher, que largou em sexto e ficou toda a prova no top dez, teve problemas mecânicos e abandonou o GP de Mônaco a pouco mais de dez voltas do final.
A sétima etapa do Mundial de F-1 está agendada para o dia 10 de junho, no Canadá.