Resultado dá Alento à Oposição e Confirma Candidatura Alternativa, diz Cientista Político
Sérgio Bernardo
No dia seguinte às prévias do PT, o senador Armando Monteiro Neto (PTB) já confirmou a presença do grupo alternativo na disputa, mas não fala em quantidade de candidatos. Ele usou a justificativa da divisão do partido para apresentar nomes. "Nestas prévias, o PT perdeu as condições de oferecer a toda a Frente Popular e ao Recife uma candidatura. Com a legitimidade das prévias questionada pelo próprio PT, a Frente Popular tem obrigação de buscar alternativas para o Recife. É lamentável verificar que essa novela das prévias termine de forma tão traumática. Mas a Frente Popular é maior que o PT", postou o petebista em sua conta no Twitter.
Para o cientista político Tulio Velho Barreto, a não homologação do resultado das prévias do PT no Recife vai atrasar a composição das chapas de outros partidos. "Eu acho que ainda ficará em espera essa definição, tanto a quantidade de candidatos da oposição quanto dos partidos do grupo alternativo. Como ainda não está definido quem será o candidato do PT, a Frente popular não pode definir quem será", comentou.
Sobre a oposição, Velho Barreto não vê uma candidatura isolada, mas acredita que dois nomes seria o melhor caminho. "A oposição deveria ter duas candidaturas, no máximo. Não acredita num cenário com uma candidatura só. Independente de quem seja o candidato do PT e da Frente, a oposição deveria entrar com no máximo duas candidaturas".
Para o cientista, a forma como foi conduzido o processo interno do PT serviu como um alento para os oposicionistas do Recife, que estão "enfraquecidos politicamente e divididos eleitoralmente". Já a Frente Popular terminou enfraquecida "pela divisão do PT" e fortalecida "pela posição do Grupo Alternativo". "O que está ocorrendo na Frente está municiando a oposição, que ganhou um colete salva-vidas", disse.
Comentários
Postar um comentário