Poder e Política na Semana – 21 a 26.Maio.2012
Fernando Rodrigues
Fatos relevantes da semana: 1) a presidente Dilma Rousseff tem até 6ª feira (25.mai.2012) para sancionar ou dar um veto (completo ou parcial) ao Código Florestal; 2) sindicatos continuam a organizar protestos neste mês de maio: metroviários de várias capitais estarão em greve ou fazendo operação tartaruga; 3) Carlinhos Cachoeira foi convocado para depor na CPI nesta 3ª feira (22.mai.2012), mas o STF pode adiar mais uma vez o depoimento (decisão sairá na 2ª feira); 4) no sábado, pré-candidatos a prefeito estarão autorizados a começar campanha dentro dos partidos.
A presidente Dilma Rousseff começará a 2ª feira (21.mai.2012) em Santa Catarina. Estará em Laguna para assinar documento que inaugura uma obra. No mesmo dia, ela deverá ter novidades sobre as mudanças na cúpula do Banco do Brasil. Na 4ª feira (23.mai.2012), o Tribunal de Contas da União apresentará balanço das contas do governo Dilma.
Na 3ª feira (22.mai.2012), o Conselho de Ética do Senado receberá o advogado Rui Cruvinel, 1ª testemunha de defesa do senador Demóstenes Torres, que saiu do DEM, está sem partido e pode perder o mandato por conta de suas relações com Carlinhos Cachoeira.
No STF, também a 3ª feira, os ministros terão reunião administrativa. Poderão continuar discussão sobre preparativos para o julgamento do mensalão e falar sobre o modo como cumprirão a Lei de Acesso a Informação. Já o TSE poderá, finalmente, tomar uma decisão sobre o pedido do prefeito de São Paulo para que seu partido, o PSD, receba mais dinheiro do fundo partidário.
Ainda na 3ª, a Câmara decidirá se obras do PAC podem entrar no RDC, o Regime Diferenciado de Contratações que já flexibilizou as licitações para obras da Copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016.
Na 4ª feira, os metroviários de São Paulo poderão começar uma greve, caso as negociações por aumento salarial não prosperem no início da semana. E a ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) estará na Câmara para falar sobre o “episódio das lanchas”.
Na 5ª feira (24.mai.2012), os funcionários da Sabesp, companhia de água de São Paulo, planejam começar greve. E o PPL (Partido Pátria Livre), o mais jovem do país, exibirá pela 1ª vez um programa partidário em rede nacional –pago com o meu, o seu, o nosso dinheiro.
Na 6ª feira (25.mai.2012), Ciro Gomes (PSB) foi convidado para ir a um evento da representação brasileira no Parlasul que acontecerá no Congresso Nacional, em Brasília.
Comentários
Postar um comentário