Falta um Líder Para Unir as Oposições
A executiva nacional do PT começa a definir hoje, na capital paulista, quem será o candidato do partido à prefeitura do Recife. Presume-se que não será o prefeito João da Costa, mesmo ele tendo vencido as prévias do último domingo. Ele não tem trânsito com o ex-presidente Lula nem prestígio na cúpula partidária e por isso leva uma grande desvantagem em relação ao deputado Maurício Rands, que transita bem nas altas esferas e parece ter a simpatia da maioria dos seus membros.
Independente de quem seja o candidato, o partido estará rachado na campanha eleitoral que se avizinha. Esse cenário favorece, em tese, os partidos da oposição, mas eles estão desarticulados e sem base social para tentar a inversão do jogo. Botaram na cabeça que com quatro candidatos levarão a disputa ao 2º turno, quando todos se uniriam contra o candidato do PT, mas esquecem que terão de fazer quatro campanhas e produzir quatro guias eleitorais. Uma só seria mais fácil e mais barato.
Bem verdade que com dois candidatos em 2008 eles quase ganham do prefeito João da Costa, que obteve apenas 52% dos votos válidos com apoio do prefeito João Paulo, do governador Eduardo Campos e do presidente Lula. Mas as circunstâncias de hoje não são as mesmas daquela época. Uma coisa é o DEM lançar Mendonça sem nenhuma aliança e outra muito diferente é juntarem-se todas as oposições para a formação de uma chapa única. Até o impacto da partida seria outro.
O craque - Embora tenha só 29% de intenções de voto, em Olinda, segundo a Exatta, como candidato à reeleição, o prefeito Renildo Calheiros (PCdoB) é um craque em agregação política. Tem apoio de todos os vereadores do município (17) e vai fechar sua aliança com 20 partidos.
O filme - André Campos, secretário de governo do prefeito João da Costa, compara a situação dele no PT à vivida por Jarbas Vasconcelos em 1985 quando disputou a prefeitura pela 1ª vez. “A burocracia do PMDB tomou-lhe o partido, ele foi para o PSB e se elegeu do mesmo jeito”.
Inaldo Sampaio

Comentários
Postar um comentário