Após Reunião no Recife, Agricultores Desocupam Prédio da Sudene

G1 PE

Após uma reunião de mais de três horas, os representantes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Pernambuco (Fetraf/PE) desocuparam a sede da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), no Recife. A reunião se estendeu até o começo da tarde desta quarta-feira (23). As duas entidades avaliaram como positivo o canal de diálogo que foi aberto.

Um dos principais itens foi a sugestão, por parte dos agricultores, de criar uma secretaria específica para a agricultura familiar dentro da Sudene. “Eles pediram para nós encaminharmos um projeto sobre agricultura familiar, acharam uma proposta muito interessante”, conta a secretária geral da Fetraf/PE, Késia Kelly. “Há muitos anos, a agricultura familiar não era um tema válido, agora é tão importante quanto implantar uma indústria”, pondera Marcos Robalinho, diretor de administração da Sudene.

A pauta dos manifestantes continha 25 itens, que englobam reivindicações em áreas como infraestrutura hídrica, crédito emergencial, segurança alimentar, crédito fundiário, habitação rural, acesso à terra e regularização fundiária. “Tivemos alguns encaminhamentos, conversamos com bancos também, vimos a questão habitacional. A reunião foi boa para nós, demos encaminhamento a boa parte do que propomos”, avalia Késia.

Acampamento Do ponto de vista do planejamento regional, Robalinho avalia que o encontro veio se somar às ações afirmativas que o órgão faz no Nordeste. “Nós gostamos muito, passamos a participar realmente da vida empresarial também do pequeno agricultor. Cumprimos o nosso papel e vamos dar prosseguimento às negociações. Eles estão tomando consciência da importância desse diálogo e isso é muito válido”, afirma o diretor de administração.

Aproximadamente 4 mil agricultores ocuparam a sede da Sudene nesta quarta-feira, tendo como objetivo pressionar o novo superintendente da Sudene, Luiz Gonzaga Paes Landim, empossado no último dia 16 de maio, a adotar medidas emergenciais e estruturadoras por conta dos problemas da seca.

De acordo com a assessoria da Sudene, o superintendente Paes Landim participou do início de uma reunião com os agricultores no fim da manhã desta quarta. Ele combinou com os manifestantes que ia levar as reivindicações ao ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, ainda nesta quarta, em um encontro que terá com ele em Petrolina, no Sertão do estado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO UNBLOCK

Nota de Esclarecimento

Nota à Imprensa