Sarkozy Volta os Olhos Para os Eleitores de Le Pen no Segundo Turno
O Globo
PARIS - O primeiro turno das eleições presidenciais da França foi encerrado com o candidato socialista François Hollande tendo conquistado 28,5% dos eleitores e o presidente Nicolas Sarkozy, 27,1%, de acordo com números divulgados pelo Ministério do Interior após os últimos votos serem contabilizados. Eles foram seguidos por Marine Le Pen, representante da extrema-direita, que obteve 18,2% da preferência dos franceses. Jean-Luc Mélenchon, do partido Frente de Esquerda, ficou com 11,1%, e o centrista François Bayrou, conquistou 9,1% dos votos. Os outros cinco candidatos tiveram uma votação mínima.
O expressivo resultado de Le Pen aumentou as chances de Sarkozy na disputa do segundo turno, em 6 de maio, embora as pesquisas indiquem uma vitória com folga para Hollande, de 54% contra 46%. O campo situacionista se surpreendeu com este novo cenário e não perdeu tempo. Logo após a divulgação das primeiros resultados, o presidente-candidato e os porta-vozes de seu partido, o UMP, adotaram o discurso que vai marcar sua campanha nas próximas duas semanas: uma guinada para a direita.
As pessoas expressaram um voto de crise que dá testemunho de suas preocupações, seu sofrimento e sua ansiedade em face do novo mundo que está se formando. Esta eleição é sobre o respeito às nossas fronteiras, os controles à imigração e a valorização do trabalho e da segurança. Neste mundo que muda tão rapidamente, a preocupação das pessoas sobre a preservação de seu modo de vida é a questão central desta eleição . Eu faço um apelo a todos os franceses que colocam o amor à pátria acima de suas preferências partidárias, a se unirem a mim. Viva a República! E viva a França! - disse Sarkozy, ovacionado no Palácio da Mutualité, em Paris.
Comentários
Postar um comentário