Contando com a presença de cerca de 11 organizações, sendo quatro delas britânicas, e outras sete embarcadas pelo cluster pernambucano de TI, o Porto Digital estabeleceu, na manhã desta segunda-feira (16), um acordo de cooperação com a comitiva inglesa de TICs, representada pelo ministro do Reino Unido Francis Maude. A ocasião contou além da presença do secretário de Governo de Pernambuco, Maurício Rands, e do diretor presidente do Núcleo de Gestão do Porto Digital (NGPD), Francisco Saboya, que, por sua vez, ressaltou a importância das trocas entre os dois países, no âmbito de fomentar parcerias, as quais remontam ao passado histórico de acordos entre as duas nações.
Entre os empreendimentos convidados estavam a ARM Microchips, que planeja a assinatura de acordo colaborativo com o ministério da Educação para a distribuição de tablets nas escolas públicas do estado. Participaram também a British Telecom (BT), Logica e Manga-High, esta última focada no desenvolvimento de soluções tecnológicas aplicadas ao ensino de matématica.
“O futuro vislumbra cada vez mais as alternativas opensource e de tecnologia offshore à semelhança do que é desenvolvido no Porto Digital. O progresso só é possível através de uma cooperação entre as nações desenvolvedoras dessas soluções para que sejam apresentados produtos que facilitem cada vez mais a vida dos cidadãos comuns”, afirmou o ministro Francis Maude.
Saboya falou da importância da proposta de cooperação com o hub inglês da TechCity, o East London, que pretende fomentar a instalação de empreendimentos internacionais entre Brasil e Inglaterra. O acordo terá validade de aproximadamente um ano e oito meses, possibilitando a troca de expertise entre os dois clusters de desenvolvimento tecnológico e de economia criativa.
Por Weslley Leal, do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR