Poder e Política na Semana – 23 a 29.abr.2012

Fernando Rodrigues

Fatos que devem marcar a semana: 1) repercussão da pesquisa Datafolha, que registrou mais um recorde de popularidade da presidente Dilma Rousseff (PT); 2) a instalação da CPI do Cachoeira; 3) o julgamento, no TSE, do pedido do PSD (partido de Gilberto Kassab) por mais acesso ao Fundo Partidário, 4) o julgamento no STF na 4ª feira (caso das cotas raciais) em meio à crise de relacionamento entre os ministros; 5) a Câmara agendou para 3ª feira a votação do polêmico Código Florestal e 6) Lula estará em Brasília na 4ª feira para o lançamento de documentário sobre o início do governo Dilma.
Na 2ª feira (23.abr.2012) a presidente estará em Sergipe. Encontrará aliados, como o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB). Falarão sobre a seca no Nordeste e, possivelmente, sobre alianças para as eleições de prefeitos. Na 3ª feira (24.abr.2012), em Brasília, a presidente deve anunciar novos investimentos no PAC Mobilidade Urbana. Na 5ª feira (26.abr.2012), no Rio, ela vai comemorar a marca de 1,5 milhão de beneficiários do programa Brasil sem Miséria e presenciar o início das atividades de Eike Batista  no Superporto do Açu.
Sobre o s caso de Carlinhos Cachoeira, nesta 2ª feira, a Controladoria-Geral da União deve instaurar processo que pode impedir a construtora Delta de ter contratos com órgãos públicos.  Na 3ª,  espera-se que o PT anuncie o relator da CPMI que investiga a história. Na 4ª, vence o prazo para o senador Demóstenes Torres (ex-DEM) se defender no Conselho de Ética do Senado da acusação de quebra do decoro parlamentar por envolvimento com Cachoeira.
No Congresso, o assunto que está no centro das preocupações é a CPMI. Mas ainda há votações para ocupar o tempo dos deputados, na Câmara, por exemplo. É o caso do projeto do novo Código Florestal, que o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), prometeu colocar votação até 3ª feira (24.abr.2012).
Na 4ª feira (25.abr.2012), mais um julgamento importante no Supremo Tribunal Federal (STF). A corte deve julgar a validade constitucional da política de cotas raciais em universidades. Em questão estará ação em que o  DEM contesta o sistema de cotas.
Na 5ª feira (26.abr.2012) ocorre a última sessão plenária do Tribunal Superior Eleitoral com a participação do ministro Marcelo Ribeiro. Como ele é relator do pedido do PSD para ter acesso a mais dinheiro do fundo partidário, se o caso não for encerrado até esta data, será preciso esperar a nomeação e posse do ministro substituto para se ter uma decisão.
Na 6ª feira (27.abr.2012), o PSDB continua correndo atrás do eleitorado que lhe falta. Fará seu 1º Congresso Nacional de Lideranças Sindicais, em São Paulo. Entre os temas de discussão, o “novo Brasil resultante das transformações econômicas e sociais implantadas no governo Fernando Henrique”.
E no sábado (28.abr.2012), políticos e empresários estarão juntos na Bahia porque o empresário João Dória (um dos líderes do antigo movimento Cansei, anti-Lula) vai colocá-los em contato no 11º Fórum de Comandatuba.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO UNBLOCK

Nota de Esclarecimento

Nota à Imprensa