Como Poupar Sem Abrir Mão do Lazer e do Prazer



















Luciane Macedo _247 - Restaurantes caros, bons vinhos, estreias de cinema e teatro, grandes atrações na agenda de shows, saídas com as crianças todo fim de semana e aquele costumeiro passeio no shopping. Opções não faltam, e o lazer é o destino número um do dinheiro que sobra no bolso do brasileiro, segundo pesquisa da Nielsen. Antes mesmo de pagar as dívidas ou poupar, ao contrário de outros latino-americanos, o brasileiro quer mais é diversão e arte.

Priorizar o lazer fora de casa, quando se trata de gastar o que sobrou de dinheiro, é uma escolha não só válida, mas cada vez mais presente entre todas as classes sociais. O lazer está intimamente ligado à qualidade de vida no País. Mas o bolso não precisa se ressentir por conta do divertimento.

É possível frequentar os melhores restaurantes, não perder um show muito esperado, continuar saindo sempre com as crianças, enfim, não se privar de nada, e, mesmo assim, deixar de gastar algo em torno de R$ 25 mil por ano. Mas como é que "brota" todo este dinheiro justamente de uma fonte de gastos?

O segredo está nas escolhas, em pequenas trocas e truques que podem ser feitos sem perda de qualidade ou quantidade no lazer, ensina Mauro Calil, professor de educação financeira e membro do Instituto Nacional de Investidores.

"Isso é uma das coisas que ensinamos nos cursos, não é preciso deixar de ter lazer, mas as pessoas confundem demais", comenta Calil. "Quando você diz 'economizar', logo dá uma impressão de restrição, de privação, e não é nada disso", garante o educador financeiro. "O segredo está em trocar um consumismo tolo por um lazer melhor ou igual gastando menos".

Basta abrir a carteira para encontrar, justo no dinheiro de plástico, cujo mau uso leva tantos consumidores ao endividamento, o primeiro "salva-vidas" do dinheiro gasto com lazer. Ingressos de cinema, teatro e shows, que não são exatamente uma pechincha, podem custar, no mínimo, 25% a menos, ou metade do preço, se o consumidor usufruir das vantagens oferecidas por muitas bandeiras de cartões de crédito. Outra fonte de economia sem esforço também está muito presente na carteira dos brasileiros: o cartão da seguradora do carro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO UNBLOCK

Nota de Esclarecimento

Nota à Imprensa