HC sedia encontro sobre gordura no fígado

Edição pernambucana do Brazilian Mash Road discutirá a doença esteatótica metabólica em aulas teóricas e práticas cirúrgicas

No próximo dia 5, a partir das 7h30, o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFPE), unidade vinculada à rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), sedia a edição pernambucana do Brazilian Mash Road, evento itinerante pioneiro que conecta cirurgiões bariátricos e hepatologistas para discutir estratégias de diagnóstico e tratamento da doença esteatótica metabólica (gordura no fígado) e seu impactos na saúde. O encontro é apoiado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) e pela Sociedade Brasileira de Hepatologia (SBH).

A doença hepática esteatótica associada à disfunção metabólica (MASLD, em inglês) é a doença mais comum do fígado, afetando 30% da população mundial. Compreende um espectro de manifestações hepáticas associadas a distúrbios metabólicos e cardiovasculares, como obesidade e/ou distribuição desfavorável de gordura, resistência à insulina, hipertensão arterial, dislipidemia e diabetes tipo 2. Nos casos iniciais geralmente não causa sintomas, porém nos casos mais graves, pode evoluir para inflamação, cirrose e câncer.

“A MASLD é a principal causa de doença hepática crônica no mundo e está se tornando a principal indicação para transplante hepático, tornando-se um assunto central para o planejamento de ações de prevenção e tratamento”, explica a cirurgiã do aparelho digestivo do HC e organizadora do evento, Clarissa Noronha.

O evento contará com parte teórica com especialistas de referência nacional; a realização de cirurgias bariátricas metabólicas ao vivo, com avaliação hepática em tempo real (FibroScan); e integração multidisciplinar entre cirurgia e hepatologia.

As vagas são limitadas e para fazer a inscrição gratuita, é só acessar o formulário neste link.

Programação8h | Aulas teóricas e exposição dos casos clínicos do evento (Anfiteatro 1)
10h | Coffee break (exposição do Fibroscan)
10h30 | Exames de Fibroscan (Enfermaria de Cirurgia Geral)
12h às 13h | Intervalo para almoço
13h às 18h | Cirurgias bariátricas com Clarissa Guedes, Flávio Kreimer, Luciana Siqueira e Álvaro Ferraz (com biópsia hepática ao vivo com os gastroenterologistas e hepatologistas no Bloco Cirúrgico do hospital; após 30 dias, será enviada aos participantes a tabela de resultados dos casos com todos os dados – scores, Fibroscan e resultado histopatológico da biopsia hepática)

Sequência das aulas teóricasDefinição, epidemiologia e grupos de risco – Pedro Falcão, hepatologista
MALSD e cirurgia bariátrica: A visão do hepatologista – Edmundo Lopes, gastroenterologista
A visão do cirurgião bariátrico – tratamento cirúrgico para MASLD – Fernando de Barros, cirurgião
Tratamento clínico para MASLD – Andrea Doria, hepatologista
Casos clínicos
Rodada de perguntas e respostas

Sobre a Ebserh
O HC-UFPE faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Paulista abre inscrições para curso de Libras (Educalibras) 2026.1 com aula inaugural em março

Em Paulista, Ramos define turismo como uma das prioridades no programa de governo

Bolsa Família não retira mulheres do mercado de trabalho, diz FMI