UFPE celebra 75 anos do curso de Enfermagem e 15 anos de seu Programa de Pós-Graduação

 

O evento celebrou a contribuição da Enfermagem da UFPE para a formação profissional, a pesquisa e o desenvolvimento científico na saúde

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) realizou, na manhã da quinta-feira (11), no Auditório Professor Jorge Lobo, no Centro de Ciências da Saúde (CCS), Campus Recife, a solenidade comemorativa pelos 75 anos do Curso de Graduação em Enfermagem e 15 anos do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. O evento reuniu professores, estudantes, técnicos administrativos, gestores, representantes de entidades da área e muitos ex-estudantes egressos do curso em um momento de celebração da trajetória histórica e de reconhecimento da contribuição da Enfermagem da UFPE para a formação profissional, a pesquisa e o desenvolvimento científico na saúde. O ponto alto do evento foi o anúncio, realizado pelo reitor, da elaboração de um projeto para a construção de um novo prédio para o curso de Enfermagem.


A mesa de abertura foi composta pelo reitor da UFPE, Alfredo Gomes; pela diretora de pós-graduação stricto sensu da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (Propg), Luciana Leal; pela diretora do CCS, professora Daniela Feitosa; pela chefe do Departamento de Enfermagem, professora Antônia Silva Santos; pela coordenadora do Curso de Graduação em Enfermagem, professora Estela Leite Meirelles; pela coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Sheila Coelho Ramalho Vasconcelos Morais; pela coordenadora da área de Enfermagem na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e professora da Universidade Federal do Ceará (UFC), professora Ana Karina Bezerra; pelas representantes estudantis Marta Nunes Lira (pós-graduação) e Elisa Vitória Araújo dos Santos (graduação); pelo representante dos técnicos-administrativos em Educação da UFPE, Luciano Araújo Teixeira; pelo superintendente substituto do Hospital das Clínicas (HC) da UFPE, Wagner Cordeiro; pelo chefe da Divisão de Enfermagem do HC, Francisco Amorim; pela presidente da Associação Brasileira de Enfermagem em Pernambuco (ABEn-PE), Marcella Gomes dos Santos Lopes; e pela presidente do Sindicato dos Enfermeiros de Pernambuco (Seepe), Ludmila Outtes.

Na cerimônia, foram destacadas a história e a relevância do Departamento de Enfermagem. A antiga Escola de Enfermagem do Recife teve sua aula inaugural em 11 de setembro de 1950, formando a primeira turma em 1953. Inicialmente instalada na Rua das Pernambucanas, no bairro das Graças, a unidade foi incorporada à Universidade do Recife em 1961 e, após a reestruturação institucional de 1975, passou a ser denominada como Departamento de Enfermagem do CCS/UFPE.

Ao longo de sua trajetória, o Departamento expandiu suas atividades acadêmicas, com a criação de cursos de especialização a partir da década de 1970 e a implantação do mestrado em Enfermagem em 2010, seguida pela criação do doutorado em 2014. O fortalecimento da pós-graduação consolidou o espaço como polo de produção científica e inovação na área da saúde.

Durante sua fala, a diretora do CCS, professora Daniela Feitosa, ressaltou a dimensão humanista da profissão: “A enfermagem é a arte de cuidar e, desse jeito, revela a beleza da vida em sua forma mais pura. Cada missão dedicada, cada palavra de conforto, cada gesto de acolhimento transformam a dor em esperança”.

O evento encerrou-se em clima de celebração e reconhecimento, reafirmando o compromisso do Departamento de Enfermagem da UFPE com a formação de excelência, a valorização da pesquisa e a transformação das práticas de cuidado em saúde ao longo de 75 anos de história e 15 anos de atuação consolidada na pós-graduação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Paulista abre inscrições para curso de Libras (Educalibras) 2026.1 com aula inaugural em março

Em Paulista, Ramos define turismo como uma das prioridades no programa de governo

Bolsa Família não retira mulheres do mercado de trabalho, diz FMI