Um projeto piloto vai realizar estudo sobre as prioridades dos usuários da UBS Maria Farinha
A Secretaria de Saúde do Paulista fechou, nesta terça-feira (31.10), parceria com a FASUP. Através de um trabalho conjunto entre o poder público e a iniciativa privada, será desenvolvido um projeto piloto de Territorialização e Recadastramento das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. A ação começará, na segunda-feira (06.11), a partir das 9h, pelo bairro de Maria Farinha.
Um grupo de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e estudantes de Enfermagem da FASUP, durante dois meses, farão visitas de casa em casa.
A territorialização é um importante passo na construção social da Atenção Primária. O objetivo é definir ajustes no sistema municipal de saúde para consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS).
A ação prevê o recadastramento de todos os moradores da área de abrangência da USF Maria Farinha.
Essa etapa é fundamental para conhecer a população, as necessidades de saúde, além de identificar as características socioeconômicas e demográficas da comunidade.
Para a execução dos serviços, os ACS receberam um kit composto por bolsa, chapéu e oxímetro, complementando o tensiômetro que já havia sido entregue.
O evento para celebração da parceria contou com a participação da secretária de Saúde, Kássia Moura, e de representantes da FASUP.