Trinta Jovens Realizam um Sonho

Antônio Assis
0
Camila Lindoso
Folha-PE

Hoje, o sonho de 30 jovens receberá certificado. Eles, que estão há cerca de dois anos tendo aulas teóricas e práticas de música pelo programa Orquestrando Pernambuco, promovido pelo Conservatório Pernambucano de Música (CPM), podem dizer agora que são os novos graduandos do ensino de cordas friccionadas. O projeto, criado em 2007, oferece aulas gratuitas de violino, viola ou violoncelo a adolescentes de comunidades em situação de vulnerabilidade social.

Às 15h, no CPM, localizado no bairro de Santo Amaro, área Central do Recife, uma apresentação musical aberta ao público será realizada pelos educandos em comemoração à conclusão do programa. De acordo com o gestor geral do CPM, Sidor Hulak, todos eles já têm entrada garantida no corpo discente da instituição.
Um dos jovens que estão se formando é Cleydson Luan de Lima, 16 anos. Morador da comunidade dos Coelhos, no Centro da Cidade, ele soube em 2009 da seleção pelo porteiro da Organização de Auxílio Fraterno (OAF), da qual faz parte. “Me inscrevi porque tinha horário vago e não tinha mais o que fazer. Acabei que passei na prova de ritmos e conhecimentos e estou concluindo hoje”, contou. Ele, agora, pretende concorrer a uma vaga no curso de Música da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) no próximo ano.

Para quem ainda está no programa, as aulas são realizadas duas vezes por semana em núcleos dentro de organizações sociais nos bairros de Brasília Teimosa, Coelhos, Santo Amaro e Beberibe, onde são ministradas as disciplinas de teoria musical e solfejo. “O projeto tem o objetivo de disseminar a música erudita através do estudo das cordas friccionadas, que são o coração da orquestra”, disse o gestor geral do CPM, Sidor Hulak.


Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)