UFPE e Senac PE lançam Programa Supertalentos para desenvolver jovens cientistas


Iniciativa focada em áreas STEM e Inteligência Artificial selecionou 24 estudantes, que receberão bolsas de estudo; entre os aprovados estão filhos de colaboradores e um aluno do Mediotec Recife

No último dia 03, o Auditório Roberto Régnier, no Senac Pernambuco, foi o cenário do lançamento oficial do Programa Supertalentos. A iniciativa é fruto de uma parceria estratégica entre a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e o Senac PE, com o objetivo de recrutar, selecionar e oferecer formação científica a estudantes do Ensino Fundamental II e Médio que possuem altas habilidades intelectuais e criatividade acima da média.

A primeira turma é composta por 24 jovens talentos, selecionados para transformar o seu potencial em competências práticas nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM). Entre os participantes, destaca-se a presença de dois filhos de colaboradores do Senac — um deles aluno do Mediotec Senac Recife.

Suporte Multidisciplinar – O diferencial do programa reside na rede de apoio estruturada para os estudantes. Para viabilizar essa jornada de conhecimento, todos os 24 selecionados receberão bolas de estudo com duração de 12 meses. Além disso, alunos de baixa renda contarão com suporte adicional para transporte e equipamentos de informática.

Os participantes terão a orientação, facilitação e supervisão direta dos pesquisadores da UFPE, além de treinamentos e supervisão geral conduzidos pela equipe da AppCETech. Complementando a formação técnica, o Senac PE disponibiliza sua equipe para o acompanhamento psicopedagógico direto, garantindo que as necessidades educacionais e emocionais específicas dos jovens com altas habilidades sejam atendidas.

Inovação e Pesquisa Aplicada – O Supertalentos afasta-se de modelos puramente competitivos para focar na Aprendizagem Baseada em Projetos. Sob a orientação de especialistas, os estudantes participarão de investigações científicas reais, envolvendo atividades de campo e laboratoriais.

Nesta etapa inicial, o foco será a pesquisa das aplicações práticas da macroalga Padina Pavonica para fins nutricionais, farmacêuticos e industriais, com atividades conduzidas no Laboratório de Nanotecnologia do Departamento de Química Fundamental da UFPE.

O programa também se destaca pelo pioneirismo ao capacitar os jovens no uso de Inteligência Artificial Generativa (GenAI), como ChatGPT e Microsoft CoPilot, preparando-os para as exigências do mercado de trabalho moderno.

Além da UFPE e do Senac PE, o projeto conta com a colaboração da AppCETech e do NAAH/S (Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação da PCR), unindo especialistas de renome como os professores Paulo Jorge Adeodato, Severino Alves Júnior, Bruno Campello de Souza e Starch Melo de Souza.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO UNBLOCK

Nota de Esclarecimento

NOTA