Jaboatão faz grande festa, com alegria nos polos e paz nas ruas

O Carnaval no Jaboatão dos Guararapes teve uma segunda-feira marcada pelo grande público, muita música e alegria nos diferentes polos da cidade, promovidos em parceria com o projeto Pernambuco Meu País, do Governo do Estado. O prefeito Mano Medeiros e a primeira-dama Andréa Medeiros estiveram presentes, interagindo com a população, tirando fotos, dançando e cantando em um clima de integração que tem prevalecido durante todos os dias de festa.

A agenda do prefeito começou cedo, com visitas às obras de limpeza de canais, varrição, capinação e podação em Piedade. O roteiro deixou claro que os dias de folia não significam folga para a gestão municipal. Após a fiscalização, Mano e Andréa partiram para onde a festa acontecia. Eles passaram por blocos, trios e polos como Candeias, Jaboatão Centro e Curados, além dos festejos em Barra de Jangada e Cajueiro Seco. Durante o percurso, cumprimentaram agentes de trânsito, visitaram postos de saúde, conversaram com as profissionais do Centro de Referência Maristela Just, com a guarda cidadã, com os policiais militares do 6º BPM (os “laranjinhas”) e com os empreendedores e servidores que trabalham para garantir um Carnaval tranquilo para todos.

A organização do Carnaval como um momento de integração é política de Mano Medeiros. “É emocionante ver o povo de Jaboatão nas ruas, aproveitando cada momento com animação. Estamos presenciando uma festa linda, pacífica e bem planejada. Isso é fruto do trabalho de uma equipe inteira”, afirmou o prefeito Mano Medeiros.

Andréa Medeiros destacou o lado social e a importância da festa para a economia do município. “Mais do que lazer, o Carnaval da Gente tem sido uma grande oportunidade de inclusão e geração de renda. Ver as famílias reunidas, os empreendedores trabalhando, as crianças se divertindo e, principalmente, a estrutura de acessibilidade funcionando plenamente, mostra que estamos no caminho certo”, completou Andréa.

O palco Pernambuco Meu País, instalado em Jaboatão Centro, consolidou-se como um dos grandes pontos de encontro da folia no município. O estacionamento da Casa da Cultura ficou lotado, assim como parte da Praça Nossa Senhora do Rosário, e a multidão se espalhou pela Visconde do Rio Branco e arquibancadas. A banda Sem Compromisso fez a festa com grandes sucessos, cantados a plenos pulmões pela massa festiva, quando já era madrugada da terça-feira.

A alegria foi herdada pela contagiante apresentação do Patusco, que embalou o público com seu batuque vibrante. O vocalista Marquinhos desceu do palco e na rua comandou a coreografia junto com os foliões, incluindo o prefeito e a primeira-dama, que entraram no clima. Antes, o grupo Revelação já havia animado a praça, com o público cantando e batendo palmas ao som de novos e antigos sucessos.

As atrações começaram às 17h, com a apresentação da tribo de caboclinhos Tupinambá, que trouxe cores e ritmo à festa. Em seguida, Marcelo Pernambucano fez sua parte e chamou o freeevo, o mais pernambucano dos ritmos, que arrancou sorrisos e atraiu até quem passava pela região. Entre os grandes sucessos em ritmo de frevo, cantou em alemão o trecho mais popular da nova Sinfonia de Beethoven.

No camarote da acessibilidade, Wellington Lubambo, de 26 anos, observava a movimentação ao lado da mãe, Marinez. Pessoa com deficiência, Wellington pode aproveitar a festa com conforto e segurança. Acompanhando o filho, Marinez fez questão de elogiar a estrutura. "A prefeitura cuida para que todos aproveitem", resumiu.

Agência FHOX/PMJG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Paulista, Ramos define turismo como uma das prioridades no programa de governo

Bolsa Família não retira mulheres do mercado de trabalho, diz FMI

No domingo de Carnaval, governadora Raquel Lyra acompanha de perto a alegria e tradição dos papangus de Bezerros