Em Nazaré da Mata, governadora Raquel Lyra garante apoio ao tradicional Encontro de Maracatus e ressalta rede de suporte às mulheres

Governo de Pernambuco garantiu apoio ao município nas contratações artísticas, na segurança e em ações de conscientização contra a violência de gênero, além do palco Pernambuco Meu País instalado na cidade

A governadora Raquel Lyra esteve em Nazaré da Mata, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, nesta segunda-feira (16), para prestigiar o Desfile de Maracatus, um dos eventos mais tradicionais da cultura pernambucana. Durante a agenda, que deu continuidade ao giro carnavalesco, a gestora reafirmou o incentivo da gestão estadual ao Maracatu Rural e destacou a importância do respeito às mulheres e da rede de proteção oferecida pelo Estado, em referência ao tema da festa no município neste ano: “O Maracatu Rural Veste as Cores da Folia e o Respeito pelas Mulheres”. O município conta ainda com o palco Pernambuco Meu País na programação.

“Estamos investindo no Carnaval em todo o Estado, e em Nazaré não é diferente. Nosso Governo apoia essa festa tradicional, que aqui tem como tema a violência contra a mulher e, por isso, aproveito para reforçar que, se um homem se aproxima e a mulher diz não, tem que respeitar. Para aquelas mulheres que se sentirem assediadas ou violentadas, saibam que temos uma rede de acolhimento à disposição”, afirmou a chefe do Executivo estadual.

A vice-governadora Priscila Krause destacou a necessidade de debater a violência contra a mulher de forma permanente. “Todo dia é dia de falar sobre esse assunto, e um dos pilares do Programa Juntos Pela Segurança é justamente o combate à violência contra a mulher. A construção de uma sociedade mais justa e igualitária começa justamente nesse papel que as mulheres exercem na sociedade”, destacou.

Já a secretária da Mulher, Juliana Gouveia, detalhou as ações da pasta durante a festa no município. “É muito importante que um Carnaval tradicional como o de Nazaré da Mata tenha esse tema. Nós estamos com uma Unidade Móvel aqui na cidade, fazendo uma campanha de prevenção e acolhimento nos casos de violência e fortalecendo os espaços das mulheres”, pontuou.

Nesta edição, 33 grupos de maracatu de Nazaré e de outros municípios, incluindo o Cambinda Brasileira, com 108 anos de história, o Maracatu Coração Nazareno das Mulheres AMUNAM (Associação das Mulheres de Nazaré da Mata) e o Maracatu Mirim, saíram em cortejo do Parque dos Lanceiros até o palco principal, montado na Praça Papa João XXIII, conhecida como Praça da Catedral. O simbolismo cultural e a continuidade das tradições pernambucanas vão além do encanto dos que passam pelo Carnaval nazareno, movimentando também o comércio e o setor turístico do município e de toda a região.

Por meio de incentivos da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), bandas, orquestras e artistas reforçam as atrações culturais de Nazaré da Mata. A presidente da Fundarpe, Renata Borba, ressaltou a importância do fomento às manifestações culturais de Pernambuco. “Estamos apoiando o Carnaval de Nazaré da Mata não apenas em celebração ao Maracatu, mas como maneira de salvaguardar, difundir e incentivar a transmissão dos saberes que estes mestres da cultura popular têm para propagar”, reforçou.

A expectativa é de que 20 mil foliões por dia acompanhem a programação, fazendo girar o comércio e a rede hoteleira local. O município terá, ainda, um reforço na segurança para o período momesco, com 862 lançamentos extras das forças policiais.

Nazaré da Mata respira Carnaval e Maracatu durante todo o ano, com festividades como o Viva o Maracatu, realizado todos os dias 1º de agosto, em alusão ao Dia Estadual dessa manifestação cultural. Para a prefeita Aninha da Ferbom, o apoio do Governo do Estado é fundamental para difundir ainda mais a cultura local. “Somos polo para toda a Mata Norte, e todo ano buscamos crescer, sempre representando a nossa cultura viva, que é o Maracatu, levando Nazaré e Pernambuco para o Brasil. É justamente esse apoio institucional que nos possibilita embelezar e propagar ainda mais a nossa festa”, ressaltou.

Acompanharam a agenda os secretários Alessandro Carvalho (Defesa Social), André Teixeira Filho (Mobilidade e Infraestrutura), Xisto Freitas (executivo da Casa Civil) e Yasmim Neves (executiva de Cultura). Também participaram o deputado estadual Gustavo Gouveia, o presidente da Amupe, Marcelo Gouveia, e os prefeitos Éder Waltter (Vicência) e Henrique Queiroz (Buenos Aires).

Fotos: Yacy Ribeiro/Secom

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Paulista, Ramos define turismo como uma das prioridades no programa de governo

Bolsa Família não retira mulheres do mercado de trabalho, diz FMI

No domingo de Carnaval, governadora Raquel Lyra acompanha de perto a alegria e tradição dos papangus de Bezerros