'Casa de mainha': melhor casa do mundo está no interior de Pernambuco e revela o poder da simplicidade arquitetônica

Erguida originalmente na década de 1980 por moradores da região, sob técnica milenar do adobe (tijolos de terra crua), casa foi destaque no ArchDaily

Por Lucas Moraes

Projeto 'Casa de Mainha', de Feira Nova, foi reconhecido como um dos melhores do mundo - HÉLDER SANTANA

Em Feira Nova, no interior de Pernambuco, a arquitetura moderna reencontrou suas raízes em um projeto que prioriza a história e a economia local. A residência da mãe de um arquiteto local, Zé Vágner — situada na cidade de 20 mil habitantes, famosa pela produção de farinha de mandioca — tornou-se um exemplo de como a sustentabilidade pode ser sinônimo de simplicidade e foi eleita uma das melhores casas do mundo pelo ArchDaily — considerada a maior plataforma de arquitetura do mundo.

Erguida originalmente na década de 1980 por moradores da região utilizando a técnica milenar do adobe (tijolos de terra crua), a edificação passou por uma intervenção que buscou respeitar o passado enquanto olhava para o futuro. O novo projeto foi desenhado sob a premissa do baixo custo e da alta eficiência. Entre os pilares da reforma, destacam-se o uso predominante de insumos encontrados na própria região e implementação de ventilação cruzada e aproveitamento da iluminação natural, reduzindo a dependência de energia elétrica.

Matéria completa no site do Jornal do Commercio. Clique aqui:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Paulista abre inscrições para curso de Libras (Educalibras) 2026.1 com aula inaugural em março

Em Paulista, Ramos define turismo como uma das prioridades no programa de governo

NOTA