Bloco do Zé Pereira mantém tradição desde 1908 e leva animação às ruas no Carnaval de Gravatá 2026

Com homens de fraque e cartola, cortejo centenário reúne multidão ao som de frevo e celebra a cultura carnavalesca do município

Nesta sábado (15), o tradicional Bloco do Zé Pereira abriu oficialmente o Carnaval de Gravatá 2026, reafirmando uma história que atravessa gerações desde 1908. Símbolo da cultura popular local, o cortejo levou animação às ruas e arrastou uma multidão ao som do frevo, mantendo viva uma das manifestações mais marcantes do carnaval gravataense.

Como ocorre todos os anos, a diretoria do bloco se reuniu na casa da anfitriã Fiquinha, em um momento de confraternização que contou com a presença do prefeito Joselito Gomes, da primeira-dama e secretária de Obras e Serviços Públicos, Viviane Facundes, além de secretários municipais, amigos e foliões. Em seguida, o grupo seguiu para a concentração na Estação Ferroviária, de onde saiu em cortejo com o personagem Zé Pereira e dezenas de homens trajando fraque e cartola até a Praça Matriz de Sant’Ana.

A animação ficou por conta da Orquestra de Frevo e de Moura Rossi, garantindo muita música e alegria durante todo o percurso. Mantendo a tradição, o prefeito realizou a entrega simbólica da chave da cidade ao Zé Pereira, considerado a autoridade maior do Carnaval de Gravatá.

Entre palpites da população que participa do evento com entusiasmo, o Zé Pereira de 2026 foi Luiz Martins, homem de grande contribuição à cultura municipal de Gravatá. Ele estava radiante, feliz e emocionado pelo reconhecimento.

“Fiquei feliz! Eu não esperava que me escolhessem. Eu acompanho o Zé Pereira desde criança, o tempo passou e esse ano eu tive o prazer, por isso eu quero agradecer a toda equipe do Zé Pereira, agradecer ao prefeito, a primeira-dama e a todos que contribuíram para essa festa bonita, por isso me sinto feliz”, disse Luiz Martins.

Kiko Neto, faz parte da diretoria do Bloco Zé Pereira, disse: “O Bloco Zé Pereira hoje é o bloco mais antigo em atividade em Gravatá e porque não dizer no estado de Pernambuco. É a tradição que se renova a cada ano, do que a gente pode contar só tivemos fora no ano da pandemia, mas o Zé Pereira vem a cada ano guardando sua tradição, mas se renovando, somando mais foliões e levando irreverência, tradição e alegria para as ruas de Gravatá”.

O evento contou com o apoio da Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, do Governo do Estado, através da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur). A segurança foi reforçada com a presença da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar de Pernambuco, garantindo tranquilidade aos foliões.

Reportagem: Mathilde Souza

Fotos: Anderson Souza e Nilson Silva (SECOM)

Fotos aéreas: Eliese Henrique

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Paulista, Ramos define turismo como uma das prioridades no programa de governo

Bolsa Família não retira mulheres do mercado de trabalho, diz FMI