O Nordeste tem papel fundamental no progresso e na prosperidade do Brasil, aponta o novo relatório do Banco Mundial “Rotas para o Nordeste: Produtividade, Empregos e Inclusão”. O estudo será apresentado nesta quinta-feira (11), às 9h, na Sudene, com a participação de representantes da instituição financeira, da Autarquia e de especialistas convidados.
O documento detalha caminhos para que a região desenvolva seu potencial econômico e amplie a geração de empregos por meio de um modelo de crescimento mais dinâmico. Com 54 milhões de habitantes — 80% em idade ativa —, o Nordeste concentra um dos maiores e mais diversos contingentes de mão de obra do País.
O relatório também destaca o papel estratégico da Região na transição energética brasileira, impulsionada pela expansão das fontes renováveis. Segundo o Banco Mundial, esse cenário abre oportunidades para um crescimento industrial mais rápido e sustentável, além de favorecer a inserção do Nordeste em setores emergentes, como o de hidrogênio verde.
Outro eixo do estudo examina estratégias para reduzir desigualdades históricas em relação às regiões mais ricas, diminuir a dependência da agricultura e elevar a produtividade em setores urbanos, incluindo manufatura e serviços.
Serviço
Lançamento: “Rotas para o Nordeste: Produtividade, Empregos e Inclusão”
Data: 11 de dezembro de 2025
Horário: 9h
Local: Sudene – Av. Eng. Domingos Ferreira, 1.967 – Sala JK, 14º andar – Boa Viagem, Recife – PE
