
O Ciência de Pé vai estimular o interesse pela ciência, aproximar a universidade das escolas, promover inclusão científica e fortalecer a percepção da importância da pesquisa para a saúde
A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) está à frente do Ciência de Pé, projeto que vai ajudar a difundir e popularizar a ciência e levará pesquisadores das áreas de Agronomia, Farmácia e Computação Biomédica às escolas públicas do Ensino Médio de Pernambuco. A ideia é estimular o interesse pela ciência, aproximar a universidade das comunidades escolares, promover inclusão científica e fortalecer a percepção da importância da pesquisa para a saúde, para o desenvolvimento social e para o futuro profissional dos jovens pernambucanos. As atividades serão direcionadas a estudantes do 1º e 2º ano do ensino médio, aproximadamente 500 alunos e alunas. A coordenação geral do projeto é do professor José Lamartine Soares Sobrinho, do Departamento de Farmácia da UFPE.
Desenvolvido ao longo de um ano, até agosto de 2026, o Ciência de Pé terá feiras de ciências nas escolas participantes e visitas aos laboratórios das universidades envolvidas. A iniciativa vai evidenciar como pesquisas produzidas em universidades públicas contribuem diretamente para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e para a melhoria da saúde da população brasileira. A equipe interdisciplinar do projeto inclui profissionais de Design dedicados ao desenvolvimento de materiais visuais e metodologias ativas, o que possibilitará maior aproximação do público jovem. Serão produzidos jogos educativos e materiais interativos para facilitar a compreensão das pesquisas, além de uma revista em quadrinhos que apresentará, em linguagem acessível, a relevância das pesquisas científicas para o SUS.
O projeto foi aprovado no Edital nº 22/2025 da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) Helen Khoury: Apoio à Difusão e à Popularização da Ciência. Contemplado na modalidade Faixa A, o fomento da fundação é de R$ 192.900,00, que será implementado em escolas da rede pública estadual de Pernambuco em três regiões de desenvolvimento do estado. Farão parte da iniciativa as Escolas de Referência de Ensino Médio (Erem) Padilha (Petrolina), Padre Luiz Cassiano (Petrolina), Professora Eudóxia de Alcântara Ferreira (Vitória de Santo Antão), Irnero Ignacio (Serra Talhada) e Escola Técnica Estadual Almirante Soares Dutra (Recife).
São várias as instituições parceiras e executoras que participarão do Ciência de Pé. A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) integra o projeto por meio do Departamento de Farmácia, o Lab Capibaribe, o Núcleo de Desenvolvimento Analítico e Tecnológico de Fitoterápicos (Nudatef), o Departamento de Engenharia Biomédica, o Laboratório de Computação Biomédica e o Laboratório de Visualização e Sentidos (Visse). A Universidade Federal Rural de Pernambuco – Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UFRPE - Uast) participa com o Departamento de Agronomia e a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) colabora por meio do Departamento de Farmácia e o Núcleo de Estudos e Pesquisas de Plantas Medicinais (Neplame). Também está no projeto o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (Iceis).