Paulista se destaca no II Fórum de Partilha Regional da EJA com projeto desenvolvido pela Rede Municipal
O município do Paulista marcou presença de forma expressiva no II Fórum de Partilha Regional da Educação de Jovens e Adultos (EJA), realizado na quinta-feira (11),, no Auditório da Escola Técnica Estadual (ETE), Jurandir Bezerra Lins, em Igarassu. A participação ocorreu por meio da Coordenação da Educação de Jovens e Adultos (EJA), vinculada à Secretaria de Educação e Esportes do Paulista, que levou ao encontro experiências pedagógicas desenvolvidas nas escolas da Rede Municipal de Ensino.
O evento integrou as ações do Pacto pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da EJA, reunindo educadores, gestores e técnicos da educação para o encerramento do ciclo formativo de 2025. A presença de Paulista reafirmou o compromisso do município com a valorização da EJA, a formação continuada dos professores e a socialização de práticas exitosas no processo de ensino-aprendizagem de jovens e adultos. O secretário Executivo de Desenvolvimento Educacional, Gláucio Ramos, esteve presente ao evento.
Durante o Fórum, a Coordenação da EJA de Paulista apresentou e participou da exposição em formato de varal pedagógico, reunindo projetos produzidos nas unidades da Rede Municipal do município, com abordagens que dialogam com a realidade social, cultural, ambiental e pedagógica dos estudantes:
Entre as experiências apresentadas, o projeto “Vida com Dignidade” representou o município do Paulista no encontro, evidenciando o alcance pedagógico e social da iniciativa desenvolvida pela Rede Municipal. O trabalho foi elaborado pelas professoras: Cybelli Lima, Fernanda Arruda e Neide Fernandes.
Já os trabalhos expostos, destacam-se:
*O Ovo nosso de cada dia: Reflexões dos Estudantes da EJA na Rede Municipal do Paulista, professoreas: Jane Silva & Andréa Cavalcanti, da Escola Imperatriz Maria Leopoldina.
“Nosdestino: Força, Fé e Cultura”, da professora Rosineide Dantas, da Escola Dr. Geraldo Pinho Alves, valorizando a identidade cultural, a fé e as tradições nordestinas.
“Construindo a Base Matemática a partir do Uso dos Materiais Concretos”, do professor Emanoel Vidal, da Escola Municipal Susie Régis, com foco em metodologias ativas e aprendizagem significativa em matemática.
“Nutrindo o Corpo, Acalmando a Mente: Corpo, Mente e Movimento”, da professora Luciene Lima, da Escola Professora Rubenita de Lima Cavalcanti, integrando saúde física, emocional e aprendizagem.
“Café Literário Criativo: Poemas & Contos”, das professoras Edilene Costa e Rosivaldo Ferreira, da Escola Municipal Governador Carlos Wilson, incentivando a produção literária e o protagonismo estudantil.
A participação da Coordenação da Educação de Jovens e Adultos da Secretaria de Educação e Esportes de Paulista no II Fórum de Partilha Regional da EJA reforça o protagonismo do município no cenário regional, consolidando-o como referência na construção de práticas pedagógicas voltadas à inclusão, à cidadania e à transformação social por meio da educação de jovens e adultos.
A ação contou ainda com formadoras do Pacto, representadas por Julia Emília (coordenadora da EJA), Gilcélia Penha, Silene Santana, Rosineide Francisca e Fátima Nascimento, (técnicas pedagógicas), que integram o fortalecimento da política pública da EJA em Paulista.



Comentários
Postar um comentário