O protagonismo juvenil, um dos objetivos do projeto, teve resultado concreto com a aprovação de 106 alunos da Rede Municipal de Ensino na ETE Gravatá, entre eles uma primeira colocação
O jovem gravataense teve a oportunidade de construir o próprio caminho e viver o propósito da própria vida por meio do AVANSER, projeto da Secretaria Municipal de Educação que teve a finalidade de promover o engajamento dos estudantes da Rede Municipal de Ensino na melhoria do desempenho escolar, oportunizando o autodesenvolvimento, o protagonismo e a construção de seus projetos de vida.
As ações do projeto, este ano, impactaram 750 estudantes, dos quais 40 foram participar do programa de Mentoria e atuaram como monitores nas escolas deles, apoiando os estudantes no processo de recomposição da aprendizagem.
Na tarde da terça (16), aconteceu a cerimônia de encerramento do 1º Ciclo do Projeto AVANSER, no auditório da Secretaria de Educação, com as presenças dos monitores do projeto, gestores, coordenadores pedagógicos, professores das escolas envolvidas e pais dos estudantes.
Joana Firmino, estudante do 9º ano da Escola Edgar Nunes Batista, ficou em 1°lugar geral no processo seletivo da ETE Gravatá. Ela participou do projeto AVANSER e foi um dos 106 alunos que foram aprovados nesta seleção. “Foi um projeto muito importante, muito legal, a gente aprendeu coisas novas, coisas que a gente não sabia e revisou coisas que a gente sabia também. Fiz amizades novas, conheci pessoas com quem não conhecia e fiz amizades com os professores também foi muito legal. Participei da seleção da escola técnica estadual daqui de Gravatá conseguindo resultado de 17 pontos em primeiro lugar com cota de escola pública. Estou muito feliz e muito emocionada”.
Cícera Maria da Silva, agricultora, moradora de Uruçu-Mirim, na Zona Rural de Gravatá, é mãe de aluna que participou do projeto. “Minha filha, Ana Carolina, do 9º ano e o próximo ano se Deus quiser vai vim pra aqui pra Gravatá estudar Devaldo Borges. E só tenho a agradecer esse projeto porque ela começou a interagir muito bem que antigamente era uma pessoa muito tímida, por conta também da ansiedade que ela tem. Desenvolveu bastante na matemática que tinha bastante dificuldade e eu só tenho e quero que continue esse projeto, valeu a pena”.
Ana Patrícia Ferreira foi professora formadora dos professores de Língua Portuguesa da Rede e professora formadora na parte de Língua Portuguesa e Protagonismo Juvenil desses estudantes, junto com o professor Emiliano Ferreira. “50 estudantes foram selecionados para ser alunos mentores onde eles tinham formação comigo em Língua Portuguesa e Protagonismo Juvenil e o professor Emiliano Ferreira na parte de Matemática. Nós dávamos aulões aos sábados de Língua Português e Matemática e também preparávamos esses estudantes para atuar dentro das salas de aula fazendo um trabalho coletivo com os professores. Hoje nós estamos encerrando o projeto 2025 com ótimas perspectivas para 2026, onde a gente pretende estender para os oitavos e nonos anos a partir de 2026. Uma aprovação que a gente precisa comemorar. Nós tivemos 106 estudantes aprovados na Escola Técnica de Gravatá então isso é esse ano realmente nós temos que comemorar bastante porque foi realmente o resultado impactante e que foi fruto também da importância e do engajamento desse projeto com todas as instâncias, desde a Secretaria de Educação, com os professores de Língua Portuguesa e Matemática das instituições, nós professores formadores e o engajamento dos estudantes juntamente com a participação efetiva e apoio da comunidade familiar e os pais”, explicou.
Joselma Melo, secretária de Educação de Gravatá, falou com orgulho do projeto e garantiu que haverá ampliação em 2026. “Tivemos a ideia desse projeto para atingir os anos finais, porque eles precisavam de recomposição de aprendizagem e isso já conseguimos. Foi um projeto desenvolvido pela secretaria, onde trabalhamos com os alunos dos nonos anos e próximo ano nós queremos estender esse projeto, porque ele realmente deu certo. Nós vimos o protagonismo dos nossos estudantes, o avanço que eles tiveram no ensino-aprendizagem já pudemos constatar através das nossas plataformas, dos livros que eles utilizaram e nós estamos felizes com o resultado de todo esse protagonismo que foi efetuado na Rede de Ensino de Gravatá. Nós atingimos 12 escolas, em que 750 estudantes foram contemplados. Nós já tivemos bons resultados na seleção da nossa ETE aqui de Gravatá, tivemos alunos classificados e isso já foi pelo AVANSER”.
Estavam presentes na solenidade o prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, além dos secretários executivos de Educação, Nadjaécio Côelho e Rubenildo Ferreira de Moura.
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Anderson Souza (SECOM)


